19 ABR 2024
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
Disque Denúncia: iniciativa ajuda a conter o roubo de cabos de telefonia e energia na cidade
Foto: Jéssica Dias/PMC

Desde a sua criação, em fevereiro de 2023, o Disque Denúncia de Contagem tem cumprido sua função, sendo determinante na apreensão de cabos de energia e de telefonia furtados na cidade. O meio virtual já recebeu mais de 700 denúncias, o que acarretou em mais de 20 toneladas de apreensões em furtos de cabos de energia e de telefonia no município.

A Guarda Civil de Contagem (GCC), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), tem trabalhado em duas frentes, contando sempre com os órgãos de fiscalização e segurança pública, se deslocando até locais e empreendimentos com o objetivo principal de coibir o furto, a compra desse material, garantindo a segurança e o bem-estar da população.

O êxito nas apreensões foi possível por meio do Grupo de Trabalho (GT) composto pelas secretarias municipais de Defesa Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Fazenda; Secretaria Estadual de Fazenda; Ministério Público de Minas Gerais; e polícias Civil e Militar.

O canal de comunicação da população com a guarda é  simples, via WhatsApp, e a meta é impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade. O número para realizar as denúncias é (31) 97306-4423. Ele está disponível 24 horas por dia, recebe reclamações de forma anônima, permitindo inclusive o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.

A denúncia é via WhatsApp e o número para contato é (31) 97306-4423, e ele está disponível 24 horas por dia

O subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Adrinei Eustáquio, comentou que esse tipo de ação tem sido importante para combater os transtornos causados por furtos e vendas irregulares desse material. “A Guarda se disponibiliza a ser uma aliada, fortalecendo boas relações e sendo patrulheira, protetora e amiga. Vale ressaltar também que não estamos contra os comerciantes que trabalham de forma legalizada e que eles podem contar com o nosso apoio no dia a dia”, destacou.

Desde 2023, foram realizadas dez operações denominadas “Hefesto”, (nome relacionado ao Deus do fogo, dos metais e da metalurgia, escolhido para designar a ação por ter relação com o cobre contido nos cabos). Foram fiscalizados mais de 60 estabelecimentos, gerando várias autuações em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMMG), Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Copasa e as operadoras de telefonia Oi, Vivo e Claro, por meio da iniciativa e liderança da Guarda Civil de Contagem.

Os “ferros-velhos” são essenciais no processo de reciclagem para que as cidades se mantenham sustentáveis. Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, ajuda a preservar o ecossistema evitando danos irreversíveis ao município.

A fiscalização vem como um projeto de prevenção e alerta aos donos desses comércios, sobre a compra e comercialização de materiais sem procedência, proveniente de atos criminosos, podendo responder criminalmente pelo crime de receptação conforme prevê o artigo 180 do Código Penal.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti