12 MAR 2024
DEFESA SOCIAL
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
TRANSFORMAR CONTAGEM
Nova Inspetoria da Guarda e Defesa Civil levam mais segurança à região de Vargem das Flores
Foto: Janine Moraes/PMC

A Prefeitura de Contagem inaugurou, na segunda-feira (11/3), na região de Vargem das Flores, a primeira Inspetoria da Guarda Civil de Contagem e o Núcleo da Defesa Civil. Ambos os órgãos ficarão responsáveis pelo patrulhamento de prevenção, segurança e fortalecimento da cidadania na região.

Ressalta-se que o objetivo da criação da inspetoria é descentralizar a prestação de serviço da Guarda, que atuará de forma regionalizada, facilitando o acesso da população e garantindo mais agilidade na resolução das situações eventuais. Anteriormente, o patrulhamento local dependia do deslocamento de agentes da base da Defesa Social localizada na região Sede.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, comentou sobre a importância de se ter esse tipo de equipamento público na região e reforçou, também, que é fundamental que as pessoas ocupem os espaços públicos como uma forma de zelo e proteção. “É uma legítima preocupação e cobrança da cidade por apresentar uma visão de querer espaços públicos mais seguros. Restou a todos nós discutir o que devemos fazer para que a cidade seja vitoriosa nesse sentido. Para isso estamos agindo em várias frentes, como a questão da urbanização, revitalização do espaço público e, por consequência, a ocupação desses locais pela população”, disse.

Ela também comentou sobre a importância de investir na Guarda e na Defesa Civil, principalmente quanto à segurança. “O que estamos fazendo em Vargem das Flores é investimento em nossa Guarda Civil, que colabora, e muito, para termos mais segurança ao patrimônio local. Hoje temos três mulheres que carregam uma missão muito importante para o bem do município. A Guarda foi criada há 18 anos, hoje está consolidada e é uma inspiração para muitas cidades de Minas Gerais. Já a Defesa Civil, sabemos da importância que ela tem em ajudar, inclusive somando no salvamento de vidas”, destacou.

Para a dona de casa, Julieta Guimarães da Silva, o reforço da segurança pública em Vargem das Flores é vista como um cuidado do poder público para com o cidadão da região. “Eu vejo com bons olhos o prédio da inspetoria. Acredito que vai somar na redução da criminalidade e mostrar para o povo que a Guarda é parceira e amiga dos cidadãos. Isso sem falar também que no período de chuvas teremos o reforço da Defesa Civil para o bem de nossas casas”, enfatizou.

A Inspetoria da Guarda Civil em Vargem das Flores é a quinta instalada na cidade. As demais estão localizadas nas regiões Eldorado, Industrial, Sede e Ressaca. Caberá a Guarda Civil de Contagem (GCC) o foco nas ações de policiamento comunitário e na aproximação com a população local.

“Com a inauguração da Inspetoria e do Núcleo da Defesa Civil, a atual gestão cumpre mais um compromisso do seu plano de governo, que é a regionalização dos serviços prestados pela Defesa Social. Completamos a quinta Inspetoria da Guarda Civil em Vargem das Flores agregado com o Núcleo de Defesa Civil e isso permite, ainda mais, segurança, intersetorialidade para essa região”, ratificou a secretária de Defesa Social, Viviane França.

Os telefones para acionar a GCC e a Defesa Civil continuam os mesmos: 153, para demandas da Guarda e 199 para solicitar apoio e serviços da Defesa Civil. Os números são válidos para as oito regiões da cidade. “É com grande satisfação que estamos entregando um marco significativo de promover a segurança e o bem-estar em nossa cidade. A Guarda Civil de Contagem tem sido um pilar fundamental na manutenção da ordem e na proteção dos cidadãos“, finalizou a comandante da Guarda, Anita de Carvalho.

Exemplo de segurança em Contagem

Proteção de bens, equipamentos e prédios públicos, até a cooperação em ações de paz social e intervenção em ocorrências emergenciais são competências da Guarda Civil, conforme determinado no estatuto da corporação (lei nº 13.022/2014).

Para se ter uma ideia, por exemplo, ao longo de 2023, a instituição atendeu cerca de 7.600 ocorrências, uma média de 22 por dia. Ao todo, foram 36.200 patrulhamentos preventivos nos setores da Prefeitura, com uma média de 99 visitas por dia. Os dados correspondem ao trabalho realizado por todos os grupamentos da corporação, que teve, como resultado, a redução de 55% nos Boletins de Ocorrência em comparação a 2022, evidenciando a eficácia das estratégias de segurança adotadas.

Outro canal

Além do telefone do 153, a Guarda implementou o WhatsApp (31) 97306-4423, como um contato para denúncias. Ambos estão disponíveis 24 horas por dia para receber reclamações anônimas, permitindo o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.

A Guarda também intensificou a segurança nas escolas municipais, fortalecendo a cultura de paz, por meio da Patrulha Escolar nas unidades. O mesmo trabalho foi realizado pela Patrulha SUS nas unidades de saúde, além da promoção de palestras contra a violência à mulher, por meio da Patrulha de Proteção à Mulher.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. JANINE MORAES/PMC

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti