29 ABR 2024
CENTRO DE COMANDO E OPERAÇÕES (CCOP)
COMANDO DA GUARDA CIVIL
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
SECRETARIAS
SERVIÇO
Inspetoria da Guarda Civil e Núcleo da Defesa Civil já trabalham em sintonia em Vargem das Flores

Desde a sua inauguração no mês passado, a nova Inspetoria da Guarda Civil de Contagem e o Núcleo da Defesa Civil já estão trabalhando de forma integrada na região de Vargem das Flores. A meta da Prefeitura de Contagem é que ambos os órgãos estejam responsáveis pelo patrulhamento de prevenção, segurança e fortalecimento da cidadania no local, levando tranquilidade aos moradores.

No lado voltado para a segurança dos munícipes, a Guarda Civil apresentou, durante todo o primeiro trimestre, 11 registros de boletins de ocorrência e 568 policiamentos preventivos na região, sendo 229 em setores da saúde e 196 da educação. Também foram somados 95 acionamentos registrados na Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), que é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública.

“A Inspetoria de Vargem das Flores tem como meta o patrulhamento cidadão. A Guarda Civil de Contagem é, sobretudo, amiga da comunidade e, nesse novo equipamento público, temos a responsabilidade de acolher os moradores da região com um modelo inédito em todo o Estado no que diz respeito em fazer uma aliança entre os agentes e os moradores locais”, disse a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

A Inspetoria conta, também, com um espaço confortável para o Núcleo da Defesa Civil. A meta é manter um ponto de apoio em prol da comunidade nos períodos de chuva, frio e seca na região. “É nesse ponto que os moradores serão orientados a acionar o telefone de emergência 199 com uma equipe de pré-salvamento. Agora, além do espaço, contamos com uma infraestrutura que poderá auxiliar numa eventual situação de risco. Temos também um almoxarifado já abastecido e pronto para atender os munícipes”, completou a subsecretária municipal de Defesa Civil, Ângela Gomes.

A Inspetoria da Guarda Civil em Vargem das Flores é a quinta instalada na cidade. As demais estão localizadas nas regiões Eldorado, Industrial, Sede e Ressaca. Caberá à Guarda Civil de Contagem (GCC) o foco nas ações de policiamento comunitário e na aproximação com a população local.

“A Inspetoria de Vargem das Flores tem como meta o patrulhamento cidadão.
A Guarda Civil de Contagem é, sobretudo, amiga da comunidade e,
nesse novo equipamento público, temos a responsabilidade de acolher os
moradores da região com um modelo inédito em todo o Estado no que diz
respeito em fazer uma aliança entre os agentes e os moradores locais”

Viviane França, secretária municipal de Defesa Social

Os telefones para acionar a GCC e a Defesa Civil continuam os mesmos: 153, para demandas da Guarda, e 199 para solicitar apoio e serviços da Defesa Civil. Os números são válidos para as oito regiões da cidade.

Plano Municipal de Segurança

O Centro de Estudos de Criminalidade Segurança Pública (Crisp), relacionado com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi contratado pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), para auxiliar na elaboração do Novo Plano Municipal de Segurança 2024. Este documento será o principal norteador de políticas públicas na área de segurança pelos próximos 10 anos em Contagem. A última atualização ocorreu em 2014.

Atualmente, representantes de secretarias, instituições organizadas e forças de segurança do município estiveram na Seds com pelo menos um representante. Foram solicitados pelos pesquisadores relatórios para elaboração do novo documento que contenham propostas de programas, ações e projetos em cada pasta municipal com o objetivo de contribuir na redução da criminalidade e violência em Contagem.

"Essa parceria é importante para que tenhamos uma aplicabilidade feita em várias mãos. Portanto, estamos trabalhando com todas as secretarias municipais, instituições organizadas e forças de segurança em Contagem. Vale reforçar que a sociedade vai participar opinando também durante toda essa trajetória em 2024", finalizou a secretária de Defesa Social, Viviane França.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti