A Prefeitura de Contagem está empenhada em solucionar os problemas e diminuir os transtornos ocasionados pela chuva que caiu no fim da tarde dessa quarta-feira (6/3) na cidade. O volume de chuva previsto era de 50mm, entretanto choveu 70mm, em apenas uma hora, com intensidade moderada a forte, atingindo as oito regiões do município.
Em resposta a essa situação, a equipe da Defesa Civil adotou uma abordagem protetiva e de resposta, conduzindo o monitoramento visual por meio de câmeras, acompanhando os grupos dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), acionando o Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR) e efetuando o atendimento dos locais afetados.
Pelo telefone 199, ocorreram 11 Registros de Ocorrência (RO) e 24 residências receberam apoio dos agentes. Cerca de 120 pessoas foram impactadas pelas chuvas com o recebimento de 27 colchões, 33 galões de hipoclorito e 24 cobertores, totalizando 84 insumos distribuídos até o momento. Vale ressaltar também que não houve registros de óbitos, desabrigados e desalojados.
A subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes explicou como as pessoas devem proceder em casos de alagamentos. “Se a água subir, é importante que busquem um local seguro. Para aquelas que moram em áreas de risco, a orientação é que se dirijam para um local seguro”.
Ela também fez um pedido à população. “É importante que as pessoas não joguem lixo nas vias públicas, pois os resíduos podem causar obstrução nas redes de drenagem de água de chuva (bocas-de-lobo, bueiros e canais) que acabam por não escoar a água, provocando grandes alagamentos nas vias públicas, inundando casas e causando prejuízos”, enfatizou.
A Defesa Civil reforça que está de plantão 24h, para acioná-la a população deve ligar para o número 199.