07 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
"Carreata Azul" reuniu centenas de pessoas em desfile pela inclusão
Com o tema "Que a inclusão vire rotina em todo lugar", a mobilização foi alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril

Neste domingo (7/4), a "Carreata Azul" da conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), coloriu o dia de quem passou pela praça da Jabuticaba, pela avenida João César de Oliveira e pelo Parque Ecológico, no Eldorado. Com o tema "Que a inclusão vire rotina em todo lugar", a mobilização alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, reuniu centenas de pessoas.

Para iniciar a ação, as famílias se reuniram na praça, e enfeitaram os veículos com balões azuis. Enquanto aguardavam o comboio sair em direção ao parque, as crianças e os jovens tiraram fotos na carreta azul da Transpes, que guiou a carreata no trajeto até chegar ao Parque Ecológico do Eldorado. Ao chegarem ao parque, os familiares e as crianças puderam aproveitar diversas atrações como corte de cabelo; assessoria jurídica da OAB; serviço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),  brincadeiras inclusivas, além de pipoca e algodão doce distribuídos para a criançada.

O secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, afirmou que a administração municipal tem trabalhado muito para construir políticas públicas em prol de todos e uma sociedade mais inclusiva. “Quero agradecer às famílias que aceitaram o convite para estarem conosco nesta manhã., para que a gente possa reforçar o nosso compromisso de que nós todos não mediremos esforços para que a inclusão vire rotina na nossa cidade. E para que ela vire rotina, tem que estar na pauta falar da inclusão, militar a favor da inclusão e sobretudo ter práticas inclusivas.”, ressaltou.

O contagense, Diogo Campos contou que é a segunda vez que ele participa da mobilização. “Todos os colaboradores estão de parabéns. Que todos se conscientizem sobre esse tema tão importante. É uma batalha muito grande”, afirmou.

Em suas palavras, a presidente do Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem (Amais), Josi Silva, destacou a importância da conscientização da população sobre o autismo. “Quero agradecer ao meu filho Junior, porque se não fosse por ele, eu não teria essa garra de fazer a diferença. Agradeço a todos por esse movimento de conscientização sobre o autismo. Precisamos mostrar que os autistas existem e que eles têm que ser respeitados”, disse.

Marisila Soares, definiu a atividade como grandiosa. “Essa iniciativa deveria acontecer em todos os lugares, é muito bacana ver a cooperação de tanta gente. Tenho um neto autista, então para mim é fundamental essa luta.”, pontuou.

Apoio especial

Neste ano, a carreata contou com apoio da Guarda Civil de Municipal (GCM), Transcon, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Transpes, Dudu Fashion Hair, OAB de Contagem e Clínica Trate.

Segundo o guarda civil Jefferson França, participaram da carreata cerca de150 veículos. “Que a inclusão vire rotina em todos os lugares. Hoje essa frase foi consolidada. Neste ano conseguimos atingir nossa meta, trazendo não somente a GCM e a Transcon, mas também a PRF. Então, autistas em todos os lugares!”, destacou.

Clique aqui e veja o álbum de fotos https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/53638153629/in/album-72177720316053135/

Autor: Jornalista Laura Oliveira/Edição Pilar Batista