A Prefeitura de Contagem divulgou, nesta terça-feira (2/4) na edição 5768 do Diário Oficial de Contagem, o edital de chamamento público para a participação da 1ª edição do prêmio "Com-Vidas nas Escolas". A iniciativa é voltada para escolas públicas e privadas do município de Contagem no intuito de promover a educação ambiental junto às crianças, criando uma consciência desde cedo para a preservação das águas, fauna e flora. O período de divulgação pelas escolas e produção dos trabalhos segue até 10/5, enquanto as inscrições estarão abertas de 13 a 17/5.

O programa de educação ambiental "Com-Vidas nas Escolas" foi lançado em 2023 pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no intuito de desenvolver uma mentalidade voltada à preservação ambiental em todos os níveis de ensino, além de incentivar a participação ativa da comunidade escolar, estabelecendo uma colaboração efetiva com as instituições de ensino para a proteção do meio ambiente.

De acordo com a superintendente de Políticas Socioambientais da Semad, Sirlene Almeida, o prêmio incentiva a participação ativa dos alunos. Para Sirlene, o concurso, além de reconhecer o talento dos alunos, reforça o compromisso com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, especialmente da água, não apenas em Contagem, mas em todo o planeta.

“Queremos que o ‘Com-Vidas’ nossas crianças tenham uma reflexão sobre a importância da água para a preservação da vida de forma geral (pessoas, animais, plantas). Vamos, ainda, envolver e estimular os estudantes a conhecerem um pouco mais sobre as águas de Contagem”, explicou.

A superintendente ressaltou a importância de escolher o tema da água para esta edição, evidenciando seu papel crucial para o meio ambiente, a qualidade de vida humana e sua relevância para Contagem. “Com as mudanças climáticas e de tudo que temos vivido nos últimos tempos, precisamos ensinar as crianças desde cedo a pensar sobre nossas ações e buscar soluções para garantir a sobrevivência de todas as formas de vida no planeta”, afirmou.

O tema escolhido para esta edição é "Água como direito fundamental para a preservação da vida". O concurso estará aberto para alunos do Ensino Fundamental I e II, nas categorias de "Desenho" e "Produção de Texto", com cada escola podendo inscrever até 10 trabalhos por categoria, previamente selecionados em sala de aula, com o acompanhamento de um professor orientador.

Os trabalhos pré-selecionados devem ser enviados pelas escolas para a Diretoria de Educação Ambiental da Semad dentro do prazo estipulado em edital (dia 13/05 até às 16h30 do dia 17/5), acompanhados da ficha de inscrição, autorização dos pais ou responsável pelo aluno para a divulgação dos trabalhos em forma de ofício. O envio fora do período estabelecido ou em desacordo com o regulamento acarretará na desclassificação automática.

Os alunos que alcançarem o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria receberão prêmios, como notebook, tablet, fone de ouvido, câmera polaroid instantânea, skate elétrico, além de medalhas. As escolas dos vencedores também serão reconhecidas com um certificado de participação e um troféu do 1º Prêmio "Com-Vidas nas Escolas".

Para consultar o edital completo, clique aqui

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC

Autor: jornalista Milla Silva / Edição: João Cavalcanti