04 ABR 2024
SAÚDE
Ministério Público comprova avanços nos atendimentos de urgência e emergência da saúde em Contagem
Promotora do MPE assistiu à apresentação do balanço da gestão e percorreu todo o Complexo Hospitalar durante visita ao local

Os constantes investimentos que a Prefeitura vem fazendo para melhorar a qualidade da saúde no município têm produzido avanços significativos e foram comprovados pelo Ministério Público Estadual (MPE), durante visita realizada ao Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), nessa terça-feira (2/3).  A promotora de Defesa da Saúde, Giovanna Carone, representou o MPE e foi acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões; e pelo vereador, Vinícius Farias, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

A visita começou no auditório do Centro Materno Infantil (CMI), com uma apresentação do diretor do Serviço Social Autônomo (SSA), Eduardo Penna, que destacou a reorganização da estrutura e gestão, os investimentos e melhorias feitas, além da transparência dada ao uso do dinheiro público repassado pelo município.

A representante do Ministério Público acompanhou a apresentação da prestação de contas e das melhorias implementadas no CHC - Fotos: Luci Sallum/PMC

Para o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, tudo o que é feito em prol de melhorias no atendimento na rede de urgência e emergência de Contagem reflete diretamente na vida das pessoas. “Todos os avanços nessa área se traduzem em uma aproximação mais efetiva da gestão municipal em relação ao cidadão no momento em que ele mais precisa, pois as pessoas que vão a uma UPA ou vêm ao Complexo Hospitalar estão realmente precisando de atendimento rápido e adequado, o que devemos oferecer sempre”, afirmou.

Eduardo Penna mostrou também o crescimento gradual das equipes médicas e de assistência, além da modernização pela qual o Complexo Hospitalar e as UPAs vêm passando. “São visíveis os avanços que já conquistamos e como hoje é possível oferecer um atendimento mais amplo e digno para a população que precisa, mas reconhecemos também que ainda temos muitos desafios a superar. É aí que mantemos o nosso olhar e concentramos o foco do nosso trabalho”, ressaltou.

A promotora de Defesa da Saúde (de preto) visitou as instalações do Hospital Municipal e do Centro Materno Infantil - Fotos: Luci Sallum/PMC

“Eu estou muito satisfeita e vou embora feliz,
ao ver que esse trabalho vem surtindo efeito.
Temos um objetivo em comum, que é prestar
uma assistência de qualidade à
população de todo o município de Contagem”.

Promotora de Defesa da Saúde, do MPE, Giovanna Carone

Melhorias comprovadas

Após a apresentação do balanço da gestão, a promotora Giovanna Carone foi convidada a visitar o Complexo Hospitalar, as reformas e adequações que estão em andamento no local e também a Central de Hidratação Eldorado, que está instalada ao lado do hospital. Ela se mostrou impressionada com o que foi feito até aqui. “A primeira vez que eu vim aqui foi em 2017 e era outra realidade. E agora, toda vez que eu venho, só vejo evolução”, afirmou.

Giovanna Carone também destacou o bom trabalho feito na Central de Hidratação Eldorado e no Centro de Imagens do HMC. “A Prefeitura realmente fez um milagre, ao estruturar todo aquele serviço da Central de Hidratação, pois parece um hospital. E tem também um setor de imagem de excelência, de alta qualidade”, comemorou.

“Eu estou muito satisfeita e vou embora feliz, ao ver que esse trabalho, que eu faço em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o SSA, vem surtindo efeito. Temos um objetivo em comum, que é prestar uma assistência de qualidade à população de todo o município de Contagem”, concluiu a promotora.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo