Nesta quinta-feira (4/4), a Prefeitura de Contagem fez uma importante entrega à população da região Nacional: o Cemei Confisco. O local garante às crianças, de 4 e 5 anos, um ambiente saudável e atende um pedido antigo da população. Com capacidade ainda a preencher, o Cemei Confisco atende, atualmente, 129 crianças. A unidade conta com cinco salas por turno e teve investimento total de R$ 4.665.336,47.
O investimento na ampliação do atendimento à educação infantil, garantindo qualidade e acolhimento para a comunidade, foi destacado pela prefeita Marília Campos. “Temos trabalhado para garantir que mais pessoas estudem, se sintam bem dentro das nossas escolas. Temos que cuidar das nossas crianças para que sejam jovens com mais oportunidades no futuro. Escola é lugar de esperança”, afirmou.
A diretora do Cemei Confisco, Karlla Mara, ressaltou a alegria de todos da escola e da comunidade com o novo espaço. “A alegria e a energia boa fazem parte da nossa rotina, no acolhimento das crianças e das famílias. Um espaço novo, todo adaptado, para que as crianças possam conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se”.
“Aqui é o lugar da infância, de brincar, de educar, de cuidar, esse é o objetivo dos nossos Cemeis”, definiu a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro.
“É tão bom vir pra escola aprender / É tão bom vir pra escola brincar / Aqui me sinto bem e você também, aqui é meu lugar”
Assim cantou o coral Unaspinho, formado por estudantes do Programa Escola Vivadas, da E.M. Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Confisco, no Nacional
A inauguração do Cemei Confisco também teve show de música e dança das crianças do Cemei, apresentação de dança dos estudantes do Programa Escola Viva, da E.M. Sônia Braga e a presença da Turma do Contagito.
Estiveram presentes, ainda, o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Comunicação Rodrigo Paiva; o administrador regional Nacional Jorge Ibrahim; a vereadora Glória da Aposentadoria, representantes da vereadora Silvinha Dudu; servidores da Seduc, familiares e comunidade escolar. A inauguração do Cemei Confisco também teve show de música e dança das crianças do Cemei e apresentação de dança da música "Cirque Du Soleil - Alegria", dos também estudantes do Programa Escola Viva, da E.M. Sônia Braga. A Turma do Contagito esteve presente para brincar e dançar com todos.
Comunidade aprovou
O espaço novo, adequado e totalmente adaptado às necessidades das crianças, foi aprovado pelas famílias e pela comunidade do Nacional.
Tatiana Pimenta é mãe do Lucas, criança com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e autismo, matriculado na nova unidade. “Quero agradecer a oportunidade de ter essa escola, que nos acolhe, que abriu as portas para o meu filho, para a inclusão, com todos os espaços adaptados. O Lucas se sente bem e fico com o coração tranquilo todos os dias quando deixo ele aqui”.
As crianças aproveitaram o dia, se divertindo com a Turma do Contagito e com diversas atrações Fotos: Janine Moraes/PMC
O auxiliar de montagem, Jackson Lucas, e a dona de casa, Natália Vieira, responsáveis por Brian Nascimento, 5, também eram só elogios à escola. “Está com uma ótima estrutura, o atendimento de professores também está muito bom, a merenda escolar é de qualidade”.
O espaço onde funciona o Cemei Confisco era um lote vago que gerava muitos problemas para os moradores da região. A transformação do espaço também foi destacada por Bárbara Alves. “A escola está linda, tudo adaptado, banheiro, alimentação balanceada. Tudo de acordo para elas (crianças). Antes aqui era muito mato, bicho, lixo. Foi um excelente investimento”, afirmou.
Já a manicure Débora Novaes, mãe do pequeno Isaque Junior, 5, viu o novo Cemei como oportunidade para mudá-lo da antiga escola: “Antes da reforma meu filho estudava em outro lugar. Com a reforma do Cemei, trouxe ele para cá. A escola está bem organizada, limpa, bonita e um ambiente bem acolhedor para meu filho”.
Mais investimentos no Nacional
A prefeita Marília Campos destacou os diversos investimentos na educação, saúde, esporte, lazer e infraestrutura que estão sendo realizados pela Prefeitura na região do Nacional.
Segundo ela, “é uma alegria imensa entregar essa linda escola. Também vamos entregar a UPA Nacional, inaugurar o campo do Recanto da Pampulha no sábado (6/4), as obras da avenida A estão a todo vapor e a região recebeu o maior investimento da cidade no Programa Asfalto Novo, com cerca de R$ 64 milhões. Tudo isso porque o Nacional é mais Contagem”, afirmou.
(*) Com colaboração da estagiária Mikaela Yasmim
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC