Desde a inauguração da equipe volante do Cras Eldorado no Riacho, a oferta dos serviços e benefícios sociais aumentaram significativamente, proporcionando mais conforto e bem-estar à população da região que, antes, tinham dificuldades de acesso e, ainda, desconhecimento dos próprios direitos.
A psicóloga Camila dos Santos e o assistente social Oberdan Ribas, que fazem parte da equipe, comentaram sobre a evolução nos processos. “Chegaram muitas famílias novas que, provavelmente, não acessaram o equipamento pela distância”, disse Camila. “O objetivo da equipe volante é este: o Cras precisa estar mais próximo da população, principalmente em uma região tão residencial como o Novo Riacho”, ressaltou Oberdan.
O administrador regional Riacho, José Rodrigues, ressaltou que “a vinda do Cras para o Riacho representou um forte ganho para a população”. “É uma marca positiva que a Prefeitura de Contagem levou ao Riacho: a de ter os equipamentos públicos perto, de facilitar o acesso, aproximando todos de serviços públicos essenciais para muitas pessoas”. No primeiro trimestre de 2024 a equipe volante acompanhou mais de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços e benefícios para a segurança e qualidade de vida. Somente para o serviço do Cras, cerca de 400 foram atendidas.
Além do Cras, o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) também continua a acontecer. Somente no primeiro trimestre de 2024, mais de 700 famílias foram atendidas e receberam orientações e serviços com relação a este benefício do governo.
Mais facilidade e ampliação de acesso
A participação popular e a facilidade de acesso aos equipamentos públicos tem sido uma marca da atual gestão, não só na assistência, mas também nas tomadas de decisão e nas demais ações que acontecem na cidade.
O objetivo é que todas as oito regiões de Contagem sejam atendidas com os serviços de saúde, educação, lazer, esporte, assistência social, obras e qualidade de vida sem precisar se deslocar para o centro ou para a região comercial.