Neste terça-feira (12/12), 250 empreendedores serão diplomados pela formação em 13 cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (SMDS). A formatura será realizado no Espaço do Encontro (tenda próxima à agência bancária na sede da Prefeitura), a partir das 13h30. Entre os presentes estarão os conselheiros e conselheiras das regionais.
Economia Solidária (Ecosol)
A Ecosol tem ajudado centenas de famílias de Contagem a obterem trabalho e renda, seja por meio da formação profissional, seja na participação nas mais de 400 feiras realizadas, anualmente, em todos os cantos da cidade, entre permanentes e as itinerantes, além das festas e eventos do município ou nas incubadoras, onde esses empreendedores recebem todo o suporte para produzir e comercializar seus produtos.
Entre os cursos de capacitação ofertados, estão o de corte e costura, confecção de bijuterias, pizzas e pães artesanais, salgados, antepastos e conservas, culinária japonesa, brindes personalizados, etc. Os aspectos da participação popular permeiam toda a atuação da Ecosol. Além da disponibilidade de 13 cursos diferentes, os empreendedores do município podem se inscrever para participar das feiras da Economia Solidária e, também, fazer parte da incubadora mantida no Centro Público de Economia Solidária, localizado no bairro Água Branca.
Entre os critérios, estão a obrigatoriedade de integrar outros produtores num mesmo empreendimento, a frequência nas plenárias que decidem os rumos da Ecosol e participação por meio digital dos processos decisórios, tais como em quantas e quais feiras participar, já que é feito um sorteio virtual para eleger a participação em cada empreendimento.
Muitos empreendedores têm as atividades da Escosol como único meio de prover o sustento de suas famílias. É o caso de Juliana Silva Santos, que fez o curso de brindes personalizados e já está trabalhando a partir da própria casa, pois tem um filho diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Eu preciso trabalhar, mas também tenho que cuidar do meu filho e o curso me permitiu isso!”, contou.
Feira Ecosol
Também nesta terça-feira (12/12), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda promove uma feira de comercialização de itens produzidos pelos alunos dos cursos de qualificação profissional do Centro Público de Economia Solidária, mesmo dia em que receberão os certificados de conclusão das capacitações. A feira acontecerá no saguão da Prefeitura de Contagem, das 9h às 19h. Ao todo serão 20 estandes com salgados, doces, panetones, bijuterias e artesanato variado. Após as 17h, haverá um happy hour com show ao vivo do cantor Jones Luiz e a presença das barracas da Economia Solidária no jardim ao lado do hall.
Programação completa:
13h30 – Abertura com a artista Karol Maia.
14h – Desfile de alunos com produtos dos cursos;
15h45 – Entrega de certificado dos representantes das turmas.
16h15 – Encerramento
17h às 19h - Happy Hour