31 OUT 2023
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL NACIONAL
Contagem se prepara para as chuvas e realiza ações preventivas na região Nacional
Fotos: Magno Rosa/PMC

Manter os córregos da cidade limpos é fundamental para a saúde, conforto e segurança dos moradores. Desde o começo do ano, a Prefeitura de Contagem vem trabalhando nesse sentido. Na região do Nacional oito córregos foram contemplados com serviços de limpeza, capina e obras de contenção.

Essas intervenções servem para evitar diversos problemas, como animais peçonhentos, acúmulo de lixo, mau cheiro e, principalmente, enchentes e alagamentos, tendo em vista a proximidade do período chuvoso.

Os córregos Bom Jesus, Mandu e da rua Tenente Castorino da Silva, no Tijuca; e o da rua Curuá, no Xangrilá, passaram pelo serviço de limpeza mecanizada. Os córregos Tiradentes, no Nacional; e da rua Ypê Amarelo, no Estrela Dalva; além da limpeza mecanizada também tiveram as margens capinadas.

A lagoa da Gangorra, no Vale das Orquídeas; e os córregos São Mateus, no São Mateus; além dos córregos das ruas Conceição de Oliveira Ferreira, Dama da Noite, rua Professora Filomena Jardim e av. A, no Vale das Amendoeiras; receberam os serviços de limpeza manual. Já no córrego Muniz, no bairro Carajás, foram realizadas obras de contenção das margens.

Satisfeito com as intervenções, Lima Souza, morador do bairro Nacional há 24 anos,  contou como ele e sua família se sentem tranquilos e seguros. “Moramos perto de um córrego, sempre que o período de chuva chegava, a preocupação vinha junto, além do mau cheiro fortíssimo. Hoje, não só eu como outros moradores nos sentimos aliviados”, relatou.

O superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Alves Machado, fala de como esses serviços vêm trazendo resultados positivos. “Todo esse processo é feito no período de seca, entre março e outubro. Estamos finalizando as ações agora, mas já é possível enxergar a eficiência das intervenções, o que reflete positivamente na vida do morador”, disse.

Ele ressaltou que a Prefeitura tem feito sua parte para prevenir alagamentos e deixar a cidade mais limpa, mas é preciso a colaboração de todos. “Não adianta limparmos se as pessoas jogam lixo e todo o tipo de resíduo de forma irregular às margens e dentro dos córregos. É importante que a população descarte o lixo nos locais apropriados e acondicionados da forma correta”, ressaltou o superintendente.

Autor: estagiário Murilo Luis, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo