O Beco C, na Vila Estrela Dalva, um dos pontos contemplados pelo Programa de Melhorias de Vilas, Favelas e Periferias, será entregue, oficialmente, neste sábado (30/8). Durante o evento, haverá a apresentação do mural de grafite “Paz na Comunidade”, desenvolvido pela ONG Terra Santa e mais de 20 grafiteiros, via edital "Arte na Cidade".
Com investimento de mais de R$1 milhão, as obras foram executadas com foco na mitigação de situações de risco geológico alto, na melhoria das condições de deslocamento e na implantação de um espaço público de lazer. As intervenções foram iniciadas em junho de 2024.
Entre as soluções para requalificar e ampliar a segurança no local estão a demolição de três imóveis desocupados por risco; construção de 90 metros de muros de arrimo em blocos de concreto; aplicação de 160 m² de concreto projetado; implantação de escadarias; instalação de corrimãos e guarda-corpos (em escadas e áreas com desnível); pavimentação de 350 m² de piso; implantação de 100 metros de drenagem subterrânea; implantação de 50 metros de drenagem superficial; readequação de 360 metros de rede de água e esgoto; e implantação de quadra de pequenas dimensões com arquibancada e traves móveis.
Além de reduzir o risco geológico, a obra garante mais segurança, opções de lazer e deixa o local mais agradável para se viver. Fotos: Isabella Cerqueira/PMC
A entrega do Beco C mostra o comprometimento do poder público não apenas em ouvir e dialogar, mas em executar obras prioritárias que melhoram a condição de vida das pessoas e interferem no dia a dia de quem passa pelo local. Entregue antes do período chuvoso, trata-se de uma obra esperada pela população há anos e que vai melhorar as condições de deslocamento das pessoas, por exemplo, às escolas, unidades de saúde e a outros pontos da Vila e do entorno, promovendo também maior segurança.
Outras melhorias na região Nacional
Desde o início de 2021, a administração municipal tem realizado diversas melhorias que fazem diferença no dia a dia da população. Entre elas destacam-se, também, as obras de drenagem na Vila Francisco Mariano, e de urbanização no Beco C, no bairro Estrela Dalva, ambos na região do Nacional. Na vila foram instaladas 12 bocas de lobos e ramais. Eles foram conectados à rede de drenagem existente com o propósito de otimizar o escoamento de água pluvial. “A captação correta de águas pluviais é muito importante para evitar infecções e contaminação. Esse é um trabalho necessário que nós estamos fazendo. O intuito é garantir mais dignidade, melhoria e bem-estar para nossas comunidades, vilas e favelas do município”, disse à época, a prefeita Marília Campos, durante visita ao espaço.