26 OUT 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
TRANSCON
Defesa Civil de Contagem realiza simulado nesta sexta-feira, pela manhã, próximo à Vila Samag

Nesta sexta-feira (27/10), às 9h, a Defesa Civil de Contagem fará um simulado próximo à Vila Samag, no entroncamento das avenidas David Sarnoff e Babita Camargos. Para garantir a segurança e o bom andamento da ação, a via terá o trânsito interditado por no máximo 5 minutos.

O simulado tem como objetivo apresentar e definir os protocolos e as ações preventivas que devem ser adotadas por cada instituição que compõe e operacionaliza o Plano de Contingência de Enfrentamento a Desastres de Contagem (Plancon), a fim de evitar transtornos e tragédias no próximo período chuvoso, especialmente se ocorrer alagamentos ou se houver necessidade de fechamento e monitoramento.

A equipe da Defesa Civil fará de início um monitoramento visual, ocupará pontos de bloqueio na trincheira próxima à Vila Samag e região e, por fim, a desmobilização. Após esse simulado serão discutidos os pontos-chaves da ação na região.

“O simulado, tendo o Plancon como apoio, é importante para que possamos estar preparados e orientados sobre ações que possam surgir no pré-desastre e desastre em eventuais situações“, explicou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes.

Participarão do simulado equipes da Defesa Civil de Contagem, Transcon, Guarda Civil de Contagem e Polícia Militar.

Plancon

O simulado integra o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que está sendo finalizado e será apresentado na próxima terça-feira (31/10) na Prefeitura de Contagem.

O Plancon é um documento que estabelece procedimentos para a gestão de riscos e desastres, permitindo uma atuação mais qualificada e coordenada dos órgãos envolvidos, o que contribui para a redução de danos e prejuízos decorrentes de desastres naturais e catástrofes socioambientais.

Confira os pontos fechados momentaneamente:

Ponto 1 - av. General David Sarnoff, próximo à Trincheira no sentido Belo Horizonte.

Ponto 2 - av. Babita Camargos com av. General David Sarnoff sentido Eldorado.

Ponto 3 - av. Babita Camargos - bloqueio ao acesso à marginal da av Gal. David Sarnoff, próximo ao número 1000, sentido Eldorado.

Ponto 4 - retorno da av. Gal David Sarnoff no sentido Eldorado, próximo ao número 1000.

Ponto 5 - av. General David Sarnoff, sentido BR-381 , próximo ao número 42.

Ponto 6 - acesso à av. Francisco Firmo de Matos, próximo ao número 5160, sentido BR-381.

Ponto 7 - av. Doutor Antônio Chagas Diniz, com av. Tom Jobim, sentido Mercado Central, próximo ao número 2537.

*Com colaboração da jornalista Gabriela Freitas

Ponto 8 - acesso à av. Doutor Antônio Chagas Diniz, sentido praça da Cemig, próximo ao número 1295.

Autor: jornalista Leonardo Melo