Comprometida com a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente, mobilizadores da Limpeza Urbana da Prefeitura de Contagem realizaram uma ação de conscientização na ocupação Guarani Kaiowá, que fica na regional Ressaca. Na ocasião, os moradores foram orientados e informados sobre as melhorias na prestação de serviços de coleta de lixo que estão sendo promovidas pelo governo municipal.
Desde o dia 18 de julho, a ocupação Guarani Kaiowá passou a contar com a coleta porta a porta feita por três agentes de limpeza, que estão atuando exclusivamente no local às terças, quintas e sábados. Os moradores agora podem depositar o lixo domiciliar na porta de suas casas, fazendo o descarte de forma correta. Todas as residências da ocupação estão sendo atendidas, garantindo mais comodidade para a população local e mais eficiência na prestação do serviço.
A equipe de mobilização reforçou também junto aos moradores sobre o ecoponto localizado na rua Carlos Pinheiro Chagas, no bairro Balneário do Ressaca, que fica próximo da ocupação. O equipamento é destinado para o descarte de materiais inservíveis que não podem junto ao lixo residencial, como como telhas, móveis, pneus velhos (até seis unidades), madeira, entulho de obras, folhas e galhos provenientes da poda de jardim, e também está à disposição da população.
Mais qualidade de vida
A ocupação Guarani Kaiowá conta, atualmente, com cerca de 300 famílias remanescentes indígenas que vivem no local. Fernanda Thalita Rocha, moradora há mais de dez anos, contou sobre as dificuldades que passava e como as ações do Programa “Contagem Mais Limpa” facilitam seu dia a dia.
“Foi um passo muito importante para nossa comunidade. Nunca vi agentes realizando esse tipo de serviço aqui, o que deixa a gente muito mais tranquilo e aliviado. Antes, tínhamos que ir andando até a caçamba para descartar os lixos, o que gerava o acúmulo de resíduos e consequentemente um mau cheiro muito grande. Agora, com os agentes passando de porta em porta, não precisamos nos preocupar mais”, revelou.
Esther Alves, gerente de Mobilização Social, destacou a importância dos serviços e os reflexos de ter uma comunidade engajada socialmente. “O descarte correto do lixo, a varrição das ruas e a implantação de ecopontos são medidas cruciais para a sustentabilidade ambiental, mantendo um espaço limpo, seguro e agradável”, afirmou.