No Hospital Municipal de Contagem(HMC), entre os dias 25 e 28/7 uma ação se destacou entre os profissionais de saúde: residentes das mais diversas especialidades uniram forças para promover uma ação de conscientização sobre a importância da higienização das mãos. Além disso, o projeto também enfatizou a relevância da residência médica multidisciplinar para a qualidade do atendimento aos pacientes.
De acordo com a enfermeira residente de urgência e trauma do HMC, Larissa Gomes, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são um problema sério, que gera um aumento significativo da mortalidade e do tempo de internação dos pacientes em todo o mundo. “A higienização das mãos é indiscutivelmente a medida mais simples e eficaz de prevenir e controlar essas infecções. A correta higiene das mãos, realizada no momento certo e da maneira certa, pode salvar a vida dos pacientes”, confirmou Larissa.
Com o objetivo de disseminar esse conhecimento e promover uma cultura de segurança do paciente, os residentes do Hospital Municipal de Contagem, que abrange diversas especialidades, além de enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, assistência social e outras áreas, se uniram em uma ação conjunta. A abordagem multidisciplinar permitiu um alcance mais amplo, com cada área trazendo sua expertise para fortalecer a mensagem.
Durante a ação, os residentes distribuíram materiais informativos, ministraram explicações sobre o tema e promoveram atividades interativas com os pacientes e colaboradores da instituição. Eles destacaram as diferentes situações em que a higienização das mãos é fundamental e ressaltaram a importância de adotar a prática como um hábito diário.
A assistente social residente em urgência e trauma do HMC, Vitória Beatriz Santana Alves, ressaltou a importância desta ação promovida por elas como uma importante forma de impedir a disseminação de infecções: “ A ação que promovemos visa proporcionar uma reflexão quanto à técnica correta de lavagem das mãos, sendo uma importante campanha do Serviço de Controle de Infecção (SCIH) do HMC”.
A residência multidisciplinar também foi um dos destaques da iniciativa. A colaboração entre diferentes áreas da saúde é essencial para um tratamento mais completo e integrado dos pacientes. “Ao trabalharem em conjunto, os residentes têm a oportunidade de aprender com diferentes perspectivas e experiências, aprimorando suas habilidades de comunicação e liderança”, disse a coordenadora do programa de residência multidisciplinar do Hospital Municipal de Contagem, Ledna Bettcher.
Para Ledna, a ação de higienização das mãos com enfoque na residência multidisciplinar é uma prova do comprometimento dos residentes com a qualidade do atendimento. "Essa iniciativa mostra como nossos residentes estão engajados em melhorar os cuidados prestados aos pacientes. A troca de conhecimento entre as diversas especialidades é enriquecedora e impacta positivamente na assistência prestada", ressaltou Ledna
As residentes confirmam que estão aprendendo cada dia mais com a possibilidade de integração em diferentes áreas e especialidades do hospital, estimulando as mesmas a trabalharem com diferentes perspectivas. “A residência é onde conseguimos enxergar um conceito de saúde ampliado tendo as vivências práticas e teóricas no dia a dia, além de ser uma diferencial no mercado e ser uma enorme experiência para um recém formado”, disse Larissa.