A Prefeitura de Contagem está trabalhando para oferecer mais qualidade de vida para os moradores da região do Nacional. No início da semana, a prefeita Marilia Campos visitou as obras do Programa “Asfalto Novo”, em andamento na região, acompanhada do secretário de Obras, Rômulo Perilli.
A 2ª Etapa do Programa “Asfalto Novo” vai beneficiar, ao todo, dez ruas da região Nacional, que serão revitalizadas com nova pavimentação. A prefeita conferiu o resultado das obras nas ruas Chopim e Romualdo José da Silva, no Chácaras Reunidas de Santa Terezinha, já concluídas.
As duas ruas são a continuação da avenida Wilson Tavares, corredor que recebe todo o tráfego que vem da BR-040 em direção ao bairro. Na via há um grande trânsito de veículos pesados e conta com muitas empresas.
A prefeita destacou que “a pavimentação asfáltica das ruas é algo importante, pois vai melhorar a qualidade de vida de todos, entre motoristas e pedestres, que se beneficiam com a consequente expansão da região, o que gera mais consumo, renda e empregos para os moradores”.
A prefeita ressaltou ,em conversa com os moradores, que a 3ª Etapa do Programa “Asfalto Novo” vai priorizar as principais vias da região do Nacional e da Ressaca. O mecânico e morador da rua Chopim, João Batista Barsante, disse que a obra vai melhorar bastante a região. Segundo ele, antes do asfalto novo, a rua era uma muito barulhenta, uma vez que muitos caminhões trafegavam por um asfalto irregular. “A gente estava há uns 30 anos, pelo menos, sem uma obra de recapeamento de asfalto”, disse.
O gerente administrativo e morador do bairro Cabral, Rui de Oliveira, que trabalha na garagem da viação Belo Monte, afirmou que o asfalto das ruas Chopim e Romualdo já estão melhorando muito a qualidade de vida do usuário do transporte público e dos ônibus que circulam no local.
“O passageiro vai fazer uma viagem mais confortável, o veículo não vai sofrer tanto desgaste da carroceria e o motorista vai ter mais confiança para dirigir em um asfalto novinho”, comentou.
O secretário de Obras, Rômulo Perilli, destacou que, entre os muitos benefícios do asfalto novo, está a melhoria na fluidez do trânsito da região e a segurança para os motoristas: “As duas ruas têm um tráfego intenso de caminhões pesados, ônibus e veículos. Estamos trabalhando para aumentar a mobilidade e a integração da cidade, com obras de recuperação das vias degradadas, em todas as regiões da cidade”.
Marilia também visitou a rua Jordânia, no Pedra Azul, com obras ainda em andamento. Trata-se da segunda via mais importante do bairro Pedra Azul, que, além de ser um corredor de ônibus na região, também tem um significativo comércio local.
O autônomo Márcio Emídio Marangon, que reside na via há trinta anos, confirmou que a obra vai trazer muitos benefícios para os moradores. “Devido à estrutura ruim do asfalto, há uns oito anos que não temos tranquilidade, por causa da trepidação das casas. O asfalto novo vai nos dar mais segurança. É uma vitória muito grande para quem mora aqui”, disse.
Programa Asfalto Novo
O Asfalto Novo é o maior programa de requalificação de vias dos últimos 40 anos. Com um investimento de R$136 milhões, o programa está contemplando 78 ruas e avenidas do município, que serão beneficiadas com a revitalização do pavimento, implantação de sarjetas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial e adequações de trânsito. Serão 63 km de vias atendidas, facilitando a mobilidade e trazendo mais segurança no trânsito de motoristas e pedestres que moram e circulam pela cidade.