A alegria e o ritmo contagiante das rodas de capoeira vão ganhar destaque em Contagem no próximo fim de semana (24 e 25/6), quando o Grupo Axé de Minas comandará um evento, com a participação de convidados de várias partes do Brasil e do exterior. Na programação, uma série de apresentações, cursos, batizado e troca de cordas. O encontro, que conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, será realizado no sábado, na feira do Eldorado, a partir das 10h, e no domingo, a Funec Inconfidentes receberá as atividades.
O público poderá prestigiar a demonstração da capoeira em dois momentos. “Na Feira do Eldorado, no sábado, haverá uma apresentação, quando nossos alunos farão uma demonstração. No domingo, das 9h às 12h, na Funec Inconfidentes”, convidou mestre Tonhão.
Segundo ele, a capoeira é uma mescla de esporte e arte e o evento tem o intuito de promover a capoeira na cidade. “É uma atividade que propicia a concentração, a agilidade, a disciplina, mobilidade, entre outros benefícios a quem pratica, de todas as idades”, destacou mestre Tonhão.
Haverá, ainda, a entrega de graduações e a formatura de dois contramestres de capoeira. “Serão dois dias de muita festa e atividades, de fomento à arte e à cultura”, mestre Tonhão, do Grupo Axé de Minas, que lembrou a presença de vários mestres que confirmaram presença, inclusive alguns de fora do Estado e do país.
Entre os convidados estão cerca de 50 mestres, entre eles Camaleão, Javali e Marcelinho (Belo Horizonte); Boca de Peixe (Pedro Leopoldo); Marinheiro, Godoi e Hostinho (Sete Lagoas); King (Betim); Gabião (Jaboticatubas); Mazinho (Ribeirão das Neves); Bambu (São Paulo), Marreco, Pimpolho, Chaminé e Dagomeia (Rio de Janeiro); Sabará (Brasília); e Tico Tico (Estados Unidos).
A diretora de Patrimônio de Contagem, Aniele Sousa, ressaltou a importância do fomento à capoeira. Segundo ela, “Contagem é uma cidade plural e diversos aspectos e a capoeira tem uma importância muito grande, de relevância nacional e reconhecida fora do país”. “Trata-se não apenas de uma dança, mas de uma manifestação cultural brasileira que conta com nosso apoio”, disse.
Origem e história
Expressão cultural afro-brasileira, a capoeira combina elementos do esporte, luta, dança, cultura popular, música e diversão. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, envolvendo o uso dos pés, mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se de outras formas de luta, pela presença da música durante sua execução. Sua origem e história estão diretamente relacionadas com a própria história do Brasil. Inicialmente desenvolvida predominantemente no estado da Bahia, a capoeira se espalhou por todo o território brasileiro e também pelo mundo. Atualmente é considerada uma importante manifestação da cultura brasileira.
Em Contagem, um dos difusores da prática da capoeira é o Grupo Axé de Minas. Fundado, em 1998, por Luiz Antônio Soares Chaves, conhecido como Mestre Tonhão, e atualmente, conta com cerca de 70 alunos. Está localizado na rua Tereza Gonçalves, 215, no bairro Inconfidentes. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (31) 99466-4642.
Confira a programação: