A Prefeitura de Contagem disponibilizou, recentemente, em seu portal, o mapeamento das comunidades tradicionais do município. O objetivo é subsidiar as secretarias e órgãos da gestão da cidade com informações sobre as comunidades tradicionais para a avaliação, monitoramento e redefinição da política pública voltada a elas. Para consultar o mapeamento, acesse o link http://portalpmc.contagem.mg.gov.br/mapeamento
Dentre outras consequências positivas, a iniciativa contribuirá para o fortalecimento do diálogo, da escuta e o acesso aos direitos e às políticas públicas aos povos e comunidades tradicionais.
Vale lembrar que os dados disponibilizados fazem parte de um levantamento, ainda preliminar, de informações organizadas a partir do mapeamento feito em conjunto pela Secretaria de Cultura e Superintendência de Política para a Promoção da Igualdade Racial, que, por meio de busca ativa e cadastramentos, chegou ao resultado.
O superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio, reforçou que o mapeamento é uma consequência de uma conjuntura, que engloba, ainda, o Programa Contagem na Década Afrodescendente (2021 a 2024) e o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plampir), Lei 4.812/2016.
Com diálogo junto aos povos e comunidades tradicionais, assim como a realidade de invisibilidade, produzida pelo racismo estrutural e a discriminação étnico-racial, que ainda impactam a vida destas populações no município de Contagem, a construção e desenho das comunidades avançaram com o tempo. A coordenação do processo será feita pela Superintendência de Política para a Promoção da Igualdade Racial, que também fará o arquivamento dos dados.
Galeria de fotos