24 MAR 2023
FUNEC
Sessão solene e homenagens marcam comemoração do aniversário de meio século da Funec na Câmara Municipal
Solenidade realizada teve galerias lotadas com a presença de diretores, professores, alunos e tantos outros que construíram a história da instituição

O plenário e as galerias do Legislativo municipal ficaram lotados, na quarta-feira (22/3), durante a sessão realizada pelos vereadores para comemorar os 50 anos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Criada em 21 de março de 1973, a fundação e sua comunidade escolar estão em festa, realizando e participando de celebrações que contam com a participação de  alunos, professores, diretores e servidores atuais ou que já atuaram na instituição.

Ao abrir a sessão solene comemorativa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, disse que aquele era “um momento histórico" e que se orgulha de ter estudado na fundação. Ele cumprimentou a todos na pessoa de Renata Lima, colega de estudo da Funec, presente à sessão comemorativa que constou de entrega de certificado de colaborador à história da Funec, para diretores e vices, servidores, entre outros.

O vice-prefeito Ricardo Faria representou a Prefeitura no evento e parabenizou a todos pelo sucesso da Funec nesses 50 anos. “Frequentei a fundação na unidade Industrial, não como estudante ou professor, mas como visitante e sei da sua grande referência em educação do ensino médio regular e técnico, da produção científica que tive a oportunidade de observar, inclusive nas feiras de ciências dos alunos. Vida longa à Funec”, disse ele.

Já a presidente da Funec, Telma Fernanda Ribeiro, definiu o momento como sendo de emoção. “A razão da Funec é os alunos e servidores e ex-servidores. Mas sobre história, também tenho uma com a Funec, pois tive um terço da minha vida envolvida com esta instituição de ensino, que hoje completa 50 anos de cumprimento da sua função social com um trabalho muito bem elaborado por todos”.

Histórias de sucesso

Paulo Figueiredo, hoje, vice-presidente da instituição, de onde foi aluno e professor, ressaltou que quanto ao número de alunos, pode-se dizer que neste meio século a Funec já atingiu toda a cidade, a maioria das famílias. “Temos muito o que o contar, inclusive que já atingiu dentro e fora do país e do planeta, já que temos uma ex-aluna que irá atuar na Nasa”, comentou ele, orgulhoso e emocionado.

Entre os ex- servidores homenageados, estava João Apolinário de Oliveira, que atuou no cargo de disciplinário por 31 anos na Unidade Nova Contagem. “Sempre tive orgulho de compor o quadro administrativo da Funec, entidade e pessoas, das quais guardo muitas lembranças”, disse ele que tem cinco filhos que estudaram na Funec, quatro deles formados em nível superior e uma professora da rede municipal de ensino de Contagem.

Outro exemplo de história de sucesso após passar pela Funec, é a de Iany Lavinia de Jesus Ferreira. Ela disse que a fundação abriu bastante o campo para o seu futuro profissional. “Hoje faço engenharia civil na UFMG e já passei por dois projetos de Iniciação científica durante o ensino médio da Funec”, informou ela ao lado da irmã que também estudou na Funec.

Já a aluna Emily Antonacci, disse que gosta muito da Funec, que o ensino é muito bom e os professores são muitos responsáveis. “Faço curso técnico de enfermagem, quero tentar enfermagem, ou medicina para ser pediatra”, disse ela ao lado da colega Elen Cristina. Ambas estudam na Unidade Cruzeiro do Sul e estão ávidas pela inauguração da Estação da Juventude.

Programação comemorativa

Os eventos comemorativos estão à altura da importância histórica da Funec para o município e para a educação, seja para o ensino médio ou técnico, mercado de trabalho, pesquisa e ciência. A Prefeitura preparou um grande show com o rapper Djonga, que acontece nesta sexta-feira (24/3), a partir das 19h, no bairro Cinco. A escolha do artista para esta comemoração foi feita pelos próprios estudantes.

A cidade e seus jovens também ganham o Espaço da Juventude, na av. João César de Oliveira, nº 174, JK; um espaço público, com sede própria, voltado para o atendimento de jovens com idade entre 15 e 29 anos, local para atividades socioculturais e de fomento ao protagonismo juvenil. Trata-se de um investimento de cerca de R $2,5 milhões em recursos do tesouro; o maior já destinado aos jovens em Contagem.

Outra ação comemorativa do 50o aniversário é o concurso “Funec 50 anos – conte sua história”, que reunirá depoimentos de momentos marcantes ao longo da trajetória do cinquentenário da Funec. O regulamento deste concurso está disponível no Diário Oficial de Contagem (DOC), Edição 5.439, sendo acessível pelo link https://www.portal.contagem.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/5583

Clique aqui e confira as fotos.

Autor: Noeme Ramos