23 ABR 2024
REGIONAL RESSACA
REGIONAL RIACHO
REGIONAL SEDE
Mais vagas, segurança e conforto para crianças e jovens com a construção e reformas de escolas

Garantir o amplo acesso à educação de qualidade e promover um futuro digno e com oportunidades para jovens e crianças é prioridade da Prefeitura de Contagem. Os números não mentem: a cidade bateu recordes de investimentos em escolas e Cemeis para realizar manutenções, reformas estruturais e novas construções, nos últimos três anos.

A construção de novos Cemeis e as manutenções nas escolas que aconteceram no decorrer da gestão (2021-2023) somam quase R$46 milhões. Destaque não apenas para a questão orçamentária, mas, principalmente, para os impactos positivos na qualidade e na  acessibilidade da educação, com a ampliação da oferta de vagas.

No ano de 2022, foi iniciada a construção de cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis): Conquista Veredas (Nacional); Riacho das Pedras (Riacho); Inova Parque (Sede); Confisco (Nacional); e Jardim Laguna (Ressaca). Somando os valores dessas cinco unidades, foram investidos mais de R$23 milhões. Outros seis Cemeis serão licitados em breve.

Obras do Cemei Riacho das Pedras seguem a todo vapor e, em breve, a unidade será entregue à comunidade escolar - Fotos: Ronnie Von/PMC

As unidades seguem o padrão do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Programa Proinfância. Todos foram equipados com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis; área de higienização pessoal; área de preparo de alimentos; sala multiuso; refeitórios, pátio coberto, playground, além de outros ambientes.

Foram realizados diversos reparos e a reposição de itens furtados ou depredados no Cemei Lúcio de Abreu, localizado na região Sede. O serviço custou aproximadamente R$ 329 mil.

Em 2023, foram ou estão sendo atendidas 12 escolas com reformas, melhorias e ampliações pedidas pela comunidade: os Cemeis Jardim Eldorado, Mundo Maior, e Vereador João Evangelista Fernandes; as escolas municipais Antônio Olinto Ferreira Pinto, Machado de Assis, Eduarda Pereira de Oliveira, Walter Fausto do Amaral, Heitor Vila Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Cézar Cunha, José Ovídio Guerra, e Ivan Diniz Macedo.

Dentre as obras realizadas, a Escola Municipal Paulo Cézar Cunha, localizada na região do Petrolândia, destaca-se pelo expressivo investimento de mais de R$4 milhões. Os serviços que estão a pleno vapor são vários: manutenção geral do telhado, substituição dos pisos, adequação da entrada dos alunos, instalação de grades de proteção, corrimão, refeitório, manutenção elétrica e hidráulica, manutenção nos banheiros, pintura geral e demolição de edificações. A previsão é que a escola seja reativada, totalmente revitalizada, em outubro deste ano.

A E. M. Paulo Cézar Cunha está sendo totalmente revitalizada e vai receber os estudantes com mais conforto e segurança - Fotos: Janine Moraes/PMC

Além de investir na infraestrutura, a Prefeitura tem realizado melhorias transformadoras na educação de Contagem, com equipamentos e inovações tecnológicas, tornando as escolas mais digitais e inclusivas; valorização dos profissionais, com reajustes salariais importantes;  além da garantia da segurança das unidades, com sistemas de monitoramento por câmeras e ações efetivas da Patrulha Escolar da Guarda Municipal, com o objetivo de promover uma cultura de paz na comunidade escolar.

CLIQUE AQUI
e acesse as fotos das obras da E. M. Paulo Cézar Cunha. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos das obras do Cemei Riacho das Pedras. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu e estagiária Ana Brisa Reis / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo