21 MAR 2023
FUNEC
Funec completa 50 anos e se afirma como referência em educação, produção científica e profissionalização
Foto: Fernando Dutra/PMC

“Admiro a história da fundação como formadora de técnicos e acredito ser algo que vá abrilhantar minha carreira no futuro”. As palavras da estudante do 2º ano do curso de análises clínicas, da unidade Centec, Luiza Alexandra Martins Campos, uma das 3.000 estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), refletem o sentimento de muitos dos estudantes que passaram pela instituição ao longo dos últimos 50 anos, completados neste 21 de março de 2023.

Nessas cinco décadas de existência a Funec se consolidou como referência na oferta de ensino médio regular e educação técnica profissionalizante em química, farmácia, análises clínicas, enfermagem, informática e segurança do trabalho, com investimentos exclusivos do município.

“Minha mãe e muitos parentes também estudaram na Funec e sempre se recordam dizendo ter saudades da época”, recordou Luiza Alexandra, que desejou à instituição seguir como referência na educação. “Espero que continue evoluindo em questões de tecnologia e que aumentem as unidades para que outros alunos possam também estudar na instituição”, afirmou.

Atualmente, são dez unidades de ensino, espalhadas em sete regionais da cidade e, além do atendimento educacional, a Funec também oferta e é referência em produção científica, no oferecimento de cursos de qualificação profissional e na realização de concursos públicos.

“A Funec é uma referência e deu uma grande contribuição para a cidade, já formou muitos professores, professoras e profissionais em Contagem”, afirmou Telma Fernanda Ribeiro, que foi professora de geografia na fundação por 20 anos e, agora, é a presidenta da instituição.

Telma reforçou o carinho que a população contagense tem com a Funec e desejou que siga entregando “excelência” na formação de educandos e profissionais. “Que a Funec continue com os projetos e inovação, como a iniciação científica. Temos muitos que passaram por aqui e que estão nas universidades, percorrendo o mundo”, destacou.

A valorização da produção científica também é um ponto destacado pela professora de biologia Juliana Carvalho, que atua na unidade Centec desde 2013. “Sou apaixonada pelo caráter científico da Funec. As produções científicas, se continuarem nesse ritmo, serão uma referência nacional. “Nossos estudantes saem daqui direto para as universidades, eles entram na Funec motivados e saem com outra cabeça, mesmo tendo o curso técnico temos uma educação muito voltada para o social. Eu recomendo muito a Funec”, pontou Juliana.

Sair da Funec para a universidade foi o que aconteceu com Arthur Gonçalves, formado na Funec Riacho em 2017. “Quando entrei, me apaixonei pela área da informática e logo que me formei fiz faculdade de sistema de informação”.

Morador de Contagem, Arthur fez o processo seletivo para a Funec sabendo da grande concorrência que enfrentaria. Hoje, atuando como analista de testes de software, reconhece que a fundação tem se transformado. “A escola teve muitas melhorias desde que me formei e, se continuar assim, tem tudo para ser uma das melhores escolas de Minas Gerais”, afirmou.

Rosilene Alves trabalha na Funec desde 2006. Concursada no cargo de auxiliar de serviços gerais graduou-se em Pedagogia e, em 2019, assumiu a direção da unidade Cruzeiro do Sul, onde atua desde 2013.

Rosi, como é conhecida, ressaltou o impacto social como importante aspecto para o futuro da Funec. “Desejo que nos próximos 50 anos a Funec continue trazendo importantes discussões para nossos jovens, e entendendo o compromisso da educação com as questões sociais”, disse.

Para celebrar seus 50 anos a Funec está promovendo algumas ações para a população contagense, como o show do Djonga e o concurso “Funec 50 anos – conte sua história”.

Show do Djonga

O show do rapper Djonga, em comemoração aos 50 anos da Funec, será realizado no dia 24 de março, a partir das 18h30, na Passarela do Samba, no bairro Cinco. Estão sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas. A atração será gratuita e todos estudantes da Funec têm direito a dois ingressos, retirados na unidade em que estão matriculados.

Além de celebrar o cinquentenário da Funec, o show também marca o início das atividades da “Estação Juventude”, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Contagem com as políticas públicas voltadas à promoção e formação da juventude contagense.

Funec 50 anos – conte sua história

Outra ação comemorativa será o concurso “Funec 50 anos – conte sua história”, que reunirá depoimentos de momentos marcantes ao longo da trajetória do cinquentenário da Funec.

O concurso é um projeto de registro e compartilhamento de depoimentos (escritos, em áudio e/ou vídeo) e imagens de pessoas e momentos que fizeram parte da trajetória da fundação. A participação é aberta a todos, sejam estudantes, ex-estudantes, pais e, também, moradores de Contagem que tenham alguma boa história a contar sobre a Funec.

No final do concurso, será editado um livro com as 50 histórias mais interessantes e que será lançado no ano de 2023.

O regulamento do concurso “Funec 50 anos – conte sua história” está disponível no Diário Oficial de Contagem (DOC), Edição 5.439, acessível pelo link https://www.portal.contagem.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/5583

Autor: Fernando Dutra