A Prefeitura de Contagem está com inscrições abertas para a contratação de oficineiros para atuar no Programa “Mais Direitos Humanos”, nas áreas de fotografia, música, cinema e vídeo, circo, artes plásticas, artes cênicas, literatura e artesanato. O programa tem objetivo de desenvolver ações voltadas à promoção do acesso aos direitos e o exercício cidadão, o fortalecimento de vínculos psicossociais, a oferta de atividades socioculturais e o incentivo à ocupação de espaços públicos em toda a cidade.
Para a implementação do programa, a Prefeitura firmou um Termo de Colaboração com o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (Iphac) que ficará responsável pelo desenvolvimento das ações, a serem executadas em três frentes de trabalho: Estação Juventudes, Casa dos Direitos Humanos e Núcleo de Referência LGBT.
O Espaço JUV Contagem é voltado para o atendimento de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, pautado na promoção de direitos, autonomia e na participação social e política juvenil, bem como na criatividade e diálogo por meio de dimensões psicossociais e culturais, oficinas, inserção formativa e laboral e a ocupação de espaços públicos da cidade.
A Casa dos Direitos Humanos trata-se de um equipamento social de integração de serviços e ações de promoção, proteção e participação social. Seu público-alvo são os grupos vulneráveis e economicamente empobrecidos, bem como as organizações sociais criminalizadas ou limitadas no seu exercício democrático, além daquelas pessoas que desejem registrar denúncias de violações de direitos.
O Núcleo de Referência LGBT, sediado no mesmo espaço físico da Casa dos Direitos Humanos, tem como objetivo a promoção de estratégias de visibilidade e afirmação dos direitos da comunidade LGBT a partir da implementação de serviços especializados de atendimento, suporte e orientação, bem como da realização de ações afirmativas que visem a diminuição das vulnerabilidades desse público.
Inscrições
Os oficineiros podem se inscrever e enviar a sua proposta, acessando o link e preenchendo o formulário http://portalpmc.contagem.mg.gov.br/oficineirosmaisdireitoshumanos
Todo o processo seletivo é regido e executado pela equipe do instituto, com o objetivo de selecionar oficineiros que vão oferecer atividades nos equipamentos em Contagem.