A volta às aulas 2023 chegou com gosto de alegria e de novidades para a garotada da região do Industrial. Para marcar este novo ciclo, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um evento festivo, na tarde desta quinta-feira (16/2), no CSU Amazonas. A atividade contou com o apoio da Regional Industrial.
Neste ano, as crianças e estudantes serão recebidas em unidades escolares mais modernas, equipadas com novos brinquedos, jogos e materiais pedagógicos diferenciados, além de professores valorizados e com formação para o uso da tecnologia.
“Queremos que nossas crianças e jovens aprendam de um modo diferente. E tenho certeza de que os educadores darão um show para Contagem brilhar”, destacou a prefeita Marília Campos.
Foram investidos, nos últimos dois anos, mais de 240 milhões para garantir boas condições aos trabalhadores e mais qualidade ao ensino às crianças. Todos os estudantes da Rede Municipal receberão kit escolar e uniformes. As escolas também estarão mais seguras, com a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades.
A secretária de Educação, Telma Ribeiro, destacou que atividades artísticas, jogos pedagógicos e o esporte terão papel importante nesse novo modelo. “Nossa ‘Escola Viva’ é uma via de oportunidades. Aqui em Contagem, estamos construindo um futuro cada dia melhor para nossas crianças”.
A superintendente de Educação Infantil, Mayara Luna Rocha, ressaltou que, em 23 anos de magistério, foi a primeira vez que presenciou um retorno escolar tão esperado. “É um momento de celebração, pois já iniciamos a primeira semana com todos os kits escolares entregues e, os playgrounds concluídos”, comemorou.
Magno Filipe de Andrade, professor de língua portuguesa da E.M. Vereador Jésu Milton dos Santos, ressaltou que o evento tem uma importância essencial para os alunos da cidade. “É um momento que coloca os estudantes como prioridade. Uma festa feita para eles, mostra que estamos felizes em recebê-los”, pontuou.
A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, contou que é a primeira vez que a Prefeitura realiza um evento de volta às aulas na região. "Trata-se de um momento fundamental para integrar o poder público com a população”, destacou.
Ana Carolina Silva, mãe de Maria Eduarda, 9 anos, aluna do 4º ano da E.M. Machado de Assis, afirmou que o evento “Volta às Aulas” é muito importante para as crianças que ficaram tanto tempo longe das escolas devido à Covid-19. “As crianças ficam felizes. Minha filha está animada para o início das aulas e adorando a festa de boas-vindas”.
Beatriz Luísa, 11 anos, estudante da E.M. Vereador Jésu Milton Dos Santos, adorou a atividade e falou da expectativa de um ensino com tecnologia. “Teremos mais vontade de estudar, porque, hoje em dia, tudo está ligado à tecnologia”, contou empolgada.
A animação da festa ficou por conta do espetáculo “MPBaixinhos”, grupo criado e idealizado em 2016, com a proposta de misturar circo e música, trazendo de volta canções do folclore infantil e de artistas consagrados. O show encantou pessoas de todas as idades e fez todo mundo dançar.
* Com colaboração da estagiária Lu Pataca.
Clique aqui e confira as fotos.