A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou, na quarta-feira (26/1), os espaços Bem-Me-Quero e Negra, que foram reformados pela Prefeitura de Contagem. Os espaços dão acolhimento às mulheres vítimas de violência.
Desde julho do ano passado, obras de reformas e melhorias foram realizadas no Espaço Bem-Me-Quero, com revisões na parte elétrica, melhor acessibilidade e infraestrutura. O Espaço Negra, localizado no mesmo endereço, também foi revitalizado em pintura e infraestrutura. Além disso, o quadro de funcionários efetivos foi ampliado, o que possibilitou o aumento dos atendimentos. Os dois locais encontram-se à rua José Carlos Camargos, 218, Centro.
A prefeita Marília Campos destacou a importância de um espaço adequado, com profissionais qualificados em um ambiente humanizado. Ela explica que o governo tem buscado uma cidade mais tolerante e contra a violência às mulheres e ao preconceito. “Mulheres que são vítimas de violência: não se calem! Aqui, em Contagem, temos o Espaço Bem-Me-Quero, um local especializado em atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Trata-se de um espaço onde são realizados atendimentos e encaminhamentos necessários para que vocês sejam protegidas”, disse.
E reforçou: “também, ao lado, temos o Espaço Negra, que é um núcleo de estudos sobre gênero, raça e africanidades, criado em 2010, que é um espaço de estudo, de pesquisa e de encontro”, completou.
Para a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem, Neimara Coelho Lopes, a reforma dos Espaços Bem-Me-Quero e Negra deixou os lugares mais acolhedores e humanizados. “É uma ressignificação que foi promovida e, consequentemente, conseguiremos, cada vez mais, acolher e dar todo o apoio às mulheres vítimas de violências”.
Atualmente, cerca de 150 mulheres, das oito regiões de Contagem, são atendidas por mês, com apoio psicológico, jurídico e de assistência social.
Espaço Bem-Me-Quero
O Bem-Me-Quero compõe a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e foi inaugurado em 2007. Local de acolhimento/atendimento psicológico e social, com orientações e encaminhamentos jurídicos para mulheres a partir dos 18 anos que residem em Contagem e que estão em situação de violência doméstica e familiar, ele auxilia as acolhidas a encontrarem alternativas para superar a situação de violência.
Espaço Negra
O Espaço Negra – Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Africanidades – é um equipamento público, criado em 2010 e, atualmente, abriga a Superintendência de Política para a Promoção da Igualdade Racial, responsável pelo local, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Compir.
Estiveram presentes o vereador Arnaldo de Oliveira, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino e a subsecretária da pasta, Lorena Lemos.
Galeria de fotos