Para qualificar a assistência farmacêutica do município, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS promoveu, neste final de ano, uma ação de conscientização e capacitação para os profissionais do SUS Contagem, na Faculdade UNA.
A proposta foi convocar todos os farmacêuticos da rede para apresentar o diagnóstico do ano de 2022 e das ações relacionadas à assistência. Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da SMS, Lorena Ferreira, além do que foi realizado, foi discutido sobre as metas para o próximo ano. “Entre as propostas para 2023, estão fortalecer a assistência farmacêutica, manter o abastecimento das farmácias distritais em nível regular, capacitar os profissionais farmacêuticos e proporcionar momentos para orientação aos pacientes e usuários do SUS Contagem”, disse.
Durante a capacitação, dois farmacêuticos, servidores da Secretaria Estadual, Patrícia de Oliveira e Janz Bastos, explicaram para esses profissionais sobre as políticas públicas estaduais, que visam o fortalecimento da assistência farmacêutica nos municípios de Minas Gerais. Foram abordadas questões como componente especializado, que são os medicamentos especiais, e as políticas públicas para o componente básico de medicamentos da assistência farmacêutica
A Assistência Farmacêutica tem como objetivos garantir o acesso da população aos medicamentos e promover o seu uso racional. Uma estratégia fundamental para racionalizar o uso dos medicamentos é a adoção de uma Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1977. Atualmente, a REMUME possui 138 medicamentos que estão disponíveis nas diversas unidades de saúde de acordo com o tipo e a complexidade do serviço. O fornecimento dos medicamentos básicos para a população é realizado nas 16 farmácias distritais, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e comprovante de endereço.
Clique aqui e confira a galeria de fotos