Aconteceu, na noite da última terça-feira (22/11), em cerimônia especial na Prefeitura de Contagem, a diplomação dos membros dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs. Ao todo, 44 pessoas receberam o reconhecimento pelo trabalho voluntário realizado em suas respectivas regiões e comunidades.
Os Nupdecs são responsáveis pelo trabalho preventivo em situações de risco desencadeadas pelas chuvas fortes. Os membros dos núcleos são voluntários e atuam orientando, protegendo, abrigando, alertando e até mesmo salvando vidas, especialmente, em situações de catástrofes como inundações e enchentes. São capacitados pela Defesa Civil, funcionando como uma extensão do trabalho da instituição.
Atualmente, há um total de 44 núcleos comunitários, com 153 membros, nas principais regiões de risco hidrográfico e geológico de Contagem. Instituído em 2021, o programa vem captando e capacitando cada vez mais membros da população civil para o trabalho voluntário e solidário de conscientização de risco. Ao longo deste ano, os participantes receberam um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, além de dois períodos de formação pela Defesa Civil.
A secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França, exaltou o trabalho e esforço dos voluntários. “Essas pessoas são um pedaço da Defesa Civil lá dentro da comunidade de cada um. O primeiro alerta de prevenção para qualquer evento é sempre dado pelas pessoas que estão nos núcleos comunitários. Elas que conhecem e estão nos lugares onde, muitas vezes, não conseguimos chegar no primeiro momento. É muito importante que caminhemos juntos, para que possamos saber sempre onde e como podemos evoluir”.
Além de terem a responsabilidade de informar a Defesa Civil sobre a situação local em casos de risco hidrológico, fenômenos ambientais e tragédias diversas, e receberem informações privilegiadas a respeito de eventos socioambientais, sociopolíticos e culturais promovidos pela Defesa Civil, regionais e outras secretarias. Os Nupdecs também representam uma liderança nas tentativas de resolução das reivindicações comunitárias com os demais órgãos do poder público municipal.
A subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, reforçou a importância do trabalho em conjunto, reconhecendo que o poder público, especialmente no âmbito da segurança municipal e proteção da população civil, deve ser realizado por todos. “Vocês se tornaram experientes em salvamento, corajosos, protetores, porque vocês cuidam do vizinho e da comunidade. Vocês nos avisam a respeito de potenciais problemas e onde podemos agir. A formação de vocês é algo histórico e muito benéfico para o futuro de Contagem”.
Durante o evento, os formandos tiveram a oportunidade de falar um pouco a respeito da experiência proporcionada por esse trabalho. A voluntária Flaviana Pereira, da Vila Samag, representou não apenas os membros diplomados, mas também à população civil residente nas regiões de riscos, ao agradecer e pedir pelo olhar especial e cuidadoso para com essas regiões. “Nós queremos viver com dignidade. Olhar para o céu chuvoso e dormir tranquilo sabendo que a chuva só irá trazer o bem, e não passar noites em claro preocupados com nossas vidas e a vida de nossos vizinhos, com nossas casas e recursos. Sabemos que a Prefeitura tem feito muito para nos ajudar, que a Defesa Civil tem nos abraçado e caminhado ao nosso lado. Mas nós precisamos de mais e queremos mais, o trabalho não pode parar até recuperarmos a tranquilidade de viver em paz e com dignidade no período de chuvas”.
O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, salientou o compromisso da Prefeitura para com os Nupdecs e as regiões de risco hidrológicos e geológicos. Além da implementação dos núcleos e formação e capacitação dos voluntários, Ricardo Faria ressaltou os esforços nas conclusões das intervenções de desassoreamentos de córregos, contenção de encostas, atualização e reformas nas redes hidrológicas, entre outros. Essas ações, alinhadas ao serviço comunitário de conscientização e proteção, ajudam a prevenir maiores desastres em períodos de chuvas fortes.
Para o vice-prefeito, o trabalho só está começando. “Celebramos hoje uma construção coletiva. Se não for pelo esforço de cada um, não conseguimos seguir. Temos trabalhado muito para reduzir os danos causados pelas chuvas, e vamos trabalhar ainda mais”. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar o avanço da Prefeitura em duas agendas importantíssimas referentes à estrutura hidrológica da cidade. Segundo ele, as obras da bacia na Firmo de Matos serão retomadas, atendendo a um pedido antigo da população. Além da licitação das duas obras na bacia do córrego Ferrugem, que representam um investimento de mais de 100 milhões de reais, em um trabalho conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais.
Também estiveram presentes ao evento os administradores regionais da Eldorado, José Carlos Menezes; da Nacional, Jorge Ibrahim; da Petrolândia, Márcia Ramalho; da Industrial, Renata Gomes; e da Ressaca, José Geraldo.
Clique aqui e confira as fotos.