Para conscientizar e preparar estudantes sobre como agir em situações enfrentadas na atualidade em decorrência das mudanças climáticas, a Prefeitura lançou o Projeto “Agente Mirim de Proteção e Defesa Civil nas Escolas: Construindo uma Contagem Resiliente”, na última terça-feira (1/4). A primeira cerimônia de apresentação do projeto ocorreu na Escola Municipal José Ovídio Guerra, no Eldorado. A programação, que seguirá por todas as regiões da cidade, contemplará oito escolas da rede municipal de ensino.
A iniciativa, que beneficiará cerca de 800 estudantes, é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Defesa Social (Seds) e de Educação (Seduc) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O objetivo da ação, que será coordenada pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, é sensibilizar a comunidade escolar sobre riscos, prevenção de desastres e fortalecimento da resiliência das comunidades, a partir da formação de estudantes, equipe pedagógica e, por extensão, das famílias.
O cronograma de formação inclui 11 encontros, com aulas dinâmicas e práticas, realizadas quinzenalmente entre abril e novembro. Entre as ações estão incluídas palestras e oficinas sobre temas como enchentes, alagamentos, deslizamentos, incêndios e primeiros socorros, simulações de evacuação, criação de materiais educativos e informativos, elaboração de história em quadrinhos e campanhas de conscientização sobre segurança e meio ambiente. Além de visitas técnicas na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros. Com isso, as aulas serão preparadas para direcionar crianças e adolescentes a enfrentarem riscos socioambientais, promovendo cidadania ativa e educação para segurança e prevenção de desastres.
De acordo com a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, a proposta visa prevenir riscos e capacitar estudantes para se tornarem protagonistas dentro das suas comunidades. “A Defesa Social já está presente nas escolas por meio da Patrulha Escolar e de programas como o Juventude Cidadã. Agora, implementamos também o Projeto Agente Mirim, que vem para reforçar o objetivo da prevenção no município de Contagem. Sem dúvida, essa iniciativa contribui de forma significativa, tanto nos períodos chuvosos quanto diante de qualquer eventualidade que possa ocorrer”, explicou.
Para o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues, a educação tem um poder transformador. “Saímos daqui com a convicção de que esse gesto é muito significativo para que possamos construir uma cidade mais resiliente. Pois, quando a criança aprende algo, temos convicção que ela reproduz nem que seja no interior da sua residência. Deste modo, nossa equipe está empenhada e entusiasmada para capacitar esses alunos, que são o futuro da nossa cidade”, disse o subsecretário.
A iniciativa beneficiará cerca de 800 estudantes por meio da parceria entre as secretarias municipais de Defesa Social e de Educação (Seduc) e Corpo de Bombeiros de MG
Fotos: Adelcio Ramos / PMC
Educação como ferramenta para um futuro melhor
O subsecretário de Administração e Organização Escolar da Seduc, Rodrigo Renan, destacou que a ação é extremamente importante e necessária para a construção de um futuro mais justo e seguro. “Juntos vamos trabalhar para criar conhecimento, habilidades e, principalmente, a resiliência que buscamos. Por isso, o objetivo é ensinar os princípios desse projeto, criar um olhar atento e uma identificação necessária com tudo o que acontece na cidade para conseguirmos ter ações necessárias e contundentes para fazer a diferença.”
Para o major do Corpo de Bombeiros Militar de MG, Marcos Vinícius Evangelista, a parceria com a Prefeitura é essencial para alcançar os objetivos do projeto. “A educação é o principal artifício para modificarmos a cidade. Muitos dos problemas que temos hoje ocorrem devido à falta de uma visão de prevenção e antecipação dos riscos. Vamos trabalhar sério para gerar o conhecimento possível para que as crianças possam transmitir para os seus familiares e contribuir para que possamos evoluir como comunidade”, ressaltou.
A aluna do quarto ano do ensino fundamental, Esther Diogo, contou que aprendeu sobre a importância de cuidar do meio ambiente e que se cada um fizer sua parte, o resultado será positivo. “Hoje, aprendi que o trabalho da Defesa Civil, assim como do Corpo de Bombeiros, é muito importante para nós, porque eles garantem segurança para meus amigos da escola, minha família e para mim, além de todas as outras pessoas da cidade. Isso me inspirou a me dedicar no projeto e querer fazer parte, porque, quando cada um faz um pouquinho, podemos transformar o mundo em um lugar melhor!”.
Serviço
Confira a programação de lançamento e as escolas contempladas:
Regional Industrial
Data: 2/4 - quarta-feira
Escola: E.M. Virgílio Melo Franco
Endereço: rua Luminosa, 75 - Vila São Paulo
Regional Riacho
Data: 3/4 - quinta-feira
Escola: E. M. Carlos Drummond de Andrade
Endereço: avenida Rio Negro, 1136 - Riacho Das Pedras
Regional Vargem das Flores
Data: 4/4 - sexta-feira
Escola: E.M. Ana Guedes Vieira
Endereço: rua VC-4, 777 - Nova Contagem
Regional Sede
Data: 7/4 - segunda-feira
Escola: E. M. Cordelina Silveira Matos Vieira
Endereço: rua Pará de Minas, 666 - Santa Edwirges
Regional Petrolândia
Data: 8/4 - terça-feira
Escola: E. M. Paulo Cezar Cunha
Endereço: rua das Violetas, 239 - Campo Alto
Regional Nacional
Data: 09/4 - quarta-feira
Escola: E. M. Professor Wancleber Pacheco
Endereço: rua Santo Antônio, 60 - Tijuco
Regional Ressaca
Data: 10/4 - quinta-feira
Escola: E. M. Padre Joaquim de Souza Silva
Endereço: rua 12, 130 - Morada Nova
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos