O projeto “Agente Mirim de Proteção e Defesa Civil” realizou a primeira formatura de uma série prevista para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta edição, a E. M. Prof. Wancleber Pacheco, localizada na Região Nacional, formou 98 estudantes que, após oito meses de capacitação, receberam diploma, colete da Defesa Civil, medalhas e menção honrosa durante a cerimônia realizada na quadra da escola, na última segunda-feira (17/11). O evento ganhou ainda mais destaque com a participação da Guarda Civil de Contagem (GCC), representada pela Banda e mascotes, reunindo também pais de alunos e moradores da comunidade.
A ação, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), Educação (Seduc) e também o Corpo de Bombeiros, vai promover a certificação total de 800 estudantes dos 4º e 5º anos nas oito regiões da cidade. Desde o início, o propósito foi estimular a cultura de prevenção, segurança e responsabilidade social nas escolas públicas de Contagem, contribuindo para a construção de uma cidade mais inteligente, segura e resiliente.
“Esse projeto responde à necessidade de preparar a comunidade escolar para lidar com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e outros riscos socioambientais”, comentou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Ao longo das atividades, os estudantes puderam aprender sobre Defesa Civil, cidadania, meio ambiente, as funções dos órgãos de segurança e seus números de emergência. Também participaram de oficinas para construção de pluviômetros, orientações sobre deslocamento seguro, jogos educativos, simulados de evacuação, além de treinamentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes, realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
“Temos a esperança de que a cidade seja transformada pela educação e que as pessoas também possam contribuir para o zelo, de maneira coletiva, ao meio ambiente. Portanto, esse projeto tem como meta uma boa perspectiva de vida para um mundo cada vez melhor”, disse o subsecretário de Defesa Civil, José Rodrigues.
“Sou um grande entusiasta do projeto e, ao longo desses oito meses, ele se mostrou fundamental para nos orientar sobre as atitudes corretas e aquelas que devemos evitar”, destacou o subsecretário de Administração e Organização Escolar da Seduc, Rodrigo Renan.
As cerimônias de formatura nas escolas participantes vão até o dia 28 de novembro. Em cada evento, os estudantes que fizeram o curso receberão certificado, medalha, materiais educativos lúdicos — como um jogo e uma revistinha em quadrinhos — além de um colete semelhante ao utilizado oficialmente pelos agentes da Defesa Civil. “Hoje entendi o quanto o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros é essencial para todos nós. Eles cuidam da segurança dos meus colegas, da minha família e de toda a cidade. Isso me motivou a me dedicar ao projeto e a querer fazer parte dele”, finalizou o estudante do 5º ano, Leonardo Isaías Vieira.
Datas nas escolas:
18 nov | 15h
E. M. Padre Joaquim de Souza Silva
R. Doze, 130, Morada Nova – Regional Ressaca
19 nov | 15h
E. M. Prof. Ana Guedes Vieira
R. VC-4, 777, Nova Contagem – Regional Vargem das Flores
24 nov | 15h
E. M. Dona Cordelina Silveira Mattos
R. Pará de Minas, Santa Edwiges – Regional Sede
25 nov | 15h
E. M. Paulo Cézar Cunha
Rua das Violetas, 239, Sapucaias – Regional Petrolândia
26 nov | 15h
E. M. Carlos Drummond de Andrade
Av. Rio Negro, 1136, Riacho das Pedras – Regional Riacho
27 nov | 15h
E. M. José Ovídio Guerra
R. Buganville, 392 – Regional Eldorado
28 nov | 15h
E. M. Virgílio de Melo Franco
R. Luminosa, 75, Vila São Paulo – Regional Industrial
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.









