Na mesma semana em que a Defesa Civil de Contagem celebra 45 anos de atuação (7/11) foi realizado no auditório da Prefeitura, na terça-feira (4/11), o lançamento do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2026. O documento tem como objetivo definir diretrizes e procedimentos para a gestão de riscos e desastres, promovendo uma atuação mais eficiente e integrada entre os órgãos responsáveis. Dessa forma, busca-se minimizar os danos e prejuízos causados por desastres naturais e situações de emergência socioambiental. Clique aqui para acessar o Plancon a íntegra.
Ele reúne cenários e medidas estratégicas essenciais para garantir que o município esteja apto a agir com eficiência e agilidade diante de diferentes situações. Sua elaboração levou em conta as vulnerabilidades locais, considerando aspectos geográficos, climáticos e sociais da cidade.
Também traz informações sobre monitoramento, sistemas de alerta e ações de resposta, além de diretrizes para o socorro, a assistência humanitária e a recuperação das áreas afetadas. Além de identificar os órgãos responsáveis pela atuação em casos de emergência e desastre em Contagem, detalhando as funções e responsabilidades de cada um.
A novidade para 2025 é que a edição conta com os cargos institucionais e suas atribuições; descrição de eventos meteorológicos entre 2023/2025; atualização do nome das secretarias e a inclusão de ferramentas de comunicação e alertas, totalizando 73 novos cards.
De acordo com os levantamentos feitos pela Defesa Civil, a cidade possui atualmente 249 áreas de risco, sendo 136 de origem hidrológica e 113 de natureza geológica, todas mapeadas e atualizadas desde 2021. Durante o período chuvoso de 2024/2025, a Defesa Civil registrou 1.418 ocorrências, sem nenhum caso grave.
“Não tivemos mortes, deslizamentos de barrancos ou desabrigados. Esse resultado reflete o trabalho contínuo das nossas equipes, que atuam com foco na prevenção”, afirmou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Outro dado característico do município foi o mapeamento de 131 pessoas em 73 domicílios em risco muito alto, e outras 794 pessoas em 361 domicílios com o risco alto, dados apontados pela Secretaria Municipal de Habitação. “O trabalho, realizado em conjunto pelas secretarias, possui grande relevância e tem contribuído cada vez mais para evitarmos ocorrências geológicas nas áreas de interesse social”, comentou a secretária, Mônica Bedê.
O subsecretário de Defesa Civil, José Rodrigues, confirmou o trabalho em parceria realizado na cidade e destacou a relevância ambiental do Plancon. “O nosso plano de contingência reúne um conjunto de ações integradas e nos convida a refletir sobre a importância do cuidado com o meio ambiente diante dos impactos das mudanças climáticas. A atuação preventiva, em parceria com outros órgãos, é essencial para construirmos uma cidade cada vez mais resiliente”, afirmou.
Ao final do evento, diversas autoridades assinaram o documento, que tem validade até o fim de 2026, e prevê ações a serem realizadas caso surjam emergências na cidade. Estiveram presentes a Guarda Civil de Contagem (GCC); Polícia Militar (PMMG); Corpo de Bombeiros; Transcon; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além das administrações regionais.
45 anos de Defesa Civil
Ao completar 45 anos de dedicação e serviço à população, a Defesa Civil de Contagem reafirma seu papel essencial na proteção e no cuidado com as comunidades, especialmente nas áreas de risco. Ao longo de sua trajetória, o órgão tem se destacado pela forte atuação preventiva e pela parceria com a sociedade, mantendo articulação com 36 núcleos comunitários (Nupdecs) formados por cidadãos comprometidos — mulheres e homens que, com coragem e solidariedade, atuam nos momentos mais desafiadores, muitas vezes arriscando a própria vida para salvar outras. Essa rede de colaboração é um dos pilares que consolidam a história de 45 anos de uma Defesa Civil cada vez mais humana, participativa e resiliente.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









