Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem participaram, na última quarta-feira (12/11), do Exercício Simulado de Atirador Ativo, em Belo Horizonte. A operação testou a capacidade de resposta e a integração entre as equipes de saúde e as forças de segurança em um cenário crítico com múltiplas vítimas.
Organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública e da Subsecretaria de Integração da Segurança Pública, em parceria com a Federação Israelita de Minas Gerais, a iniciativa teve como objetivo aprimorar o preparo técnico e operacional dos profissionais envolvidos no enfrentamento desse tipo de ocorrência. Nesse sentido, a ação recriou um suposto atentado que resultou em seis vítimas fictícias.
Durante o simulado, o Samu foi acionado e mobilizou 12 profissionais para o local, incluindo duas equipes de Unidade de Suporte Avançado (USA). No cenário da ocorrência, um médico do Samu assumiu a triagem das vítimas, aplicando a metodologia START, um algoritmo de triagem para Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), que prioriza o atendimento dos pacientes com base na gravidade das lesões.
Em uma atuação coordenada, o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atenderam conjuntamente as três vítimas classificadas como mais graves. Para otimizar o fluxo de atendimento e transporte, um dos médicos do Samu tripulou uma Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros durante o deslocamento de uma das vítimas. As equipes atuaram no apoio à triagem das vítimas leves, encaminhadas ao Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, que também integrou o simulado.
A diretora do Samu Contagem, Rhaissa Lopes, destaca a importância do simulado para capacitação contínua do serviço. “A participação integrada das equipes do Samu reforça a importância da atuação conjunta entre os serviços de emergência e o compromisso permanente com um atendimento pré-hospitalar de excelência. Por meio do exercício simulado, fortalecemos a capacitação de nossa equipe para o atendimento a Incidentes com Múltiplas Vítimas, promovendo o alinhamento de condutas e garantindo que, diante de uma ocorrência real dessa natureza, estejamos preparados para agir com eficiência, excelência e prontidão”.









