Para reforçar as ações de prevenção e segurança diante de possíveis situações de risco em decorrência das mudanças climáticas, a Prefeitura de Contagem realizou, na última terça-feira (29/4), uma roda de conversa do Programa “Agente de Proteção e Defesa Civil Sênior”, na PUC Contagem. O objetivo da iniciativa é instruir e orientar a população idosa com um trabalho de conscientização, protegendo vidas e, assim, buscando evitar desastres e acidentes. Realizada pela Subsecretaria Municipal De Proteção e Defesa Civil e pelo projeto de extensão Universidade Aberta ao Idoso (Unai), da PUC Minas Contagem, a capacitação contou com palestras e distribuição de materiais educativos para esclarecer as funções da Secretaria de Defesa Social, inclusive, sobre como evitar e agir diante de situações de risco.
O programa é uma das ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), estabelecido pela Lei nº 12.608/12. O SINPDEC consiste em uma rede de ações integradas multissetoriais, pois envolve os governos federal, estadual e municipal, além de ONGs, voluntários e a sociedade civil. Sua atuação busca reduzir os riscos de desastres, além da realização de iniciativas que têm o intuito de conscientizar sobre prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
Técnicas e dicas foram compartilhadas para ensinar aos presentes como agir e a se protegerem. Foto: Ronnie Von/PMC
O subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues, destacou sobre a importância da realização dessa campanha, uma vez que a Prefeitura tem promovido 15 projetos voltados para a Defesa Civil e esse, em específico, é voltado para a terceira idade. “Hoje, a PUC nos convidou para realizar essa palestra, na qual o foco principal é dar dicas e instruir sobre como se comportar em situações de emergência, como: quando ocorre uma chuva forte, o que fazer diante um local alagado, sobre o surgimento de uma rachadura em casa ou risco de desabamento, como agir frente a um incêndio, entre outros. Estamos realizando uma campanha de conscientização que é um verdadeiro encontro de gerações, pois estamos fazendo o Projeto do “Agente de Proteção e Defesa Civil Mirim” nas escolas e, agora, para o público idoso, levando informações até as famílias”, disse.
Para o engenheiro ambiental da Secretaria de Defesa Social e palestrante da roda de conversa, Marllus Paiva, pequenas ações são essenciais para contribuir com o meio ambiente e combater possíveis desastres. “Muitas pessoas não sabem o que fazer para ajudar o nosso trabalho, mas são atitudes triviais do cotidiano que fazem toda a diferença. Por exemplo: descartar o lixo corretamente para evitar entupimento de bueiros e alagamentos; conhecer rotas de fuga em casa e no bairro; buscar cursos de primeiros socorros e combate a incêndios; ajudar a alertar vizinhos em risco; seguir as instruções da Defesa Civil; participar de grupos locais e colaborar com a comunidade para aumentar a prevenção e o apoio mútuo,” enumerou ele.
A aposentada, Zoraida Esper, foi uma das participantes do encontro. Ela é moradora do bairro Santa Cruz, na região do Eldorado. Para ela, a iniciativa da Prefeitura de trazer orientações sobre defesa civil é essencial. “Hoje foi um dia rico em conteúdo. Aprendemos muitas dicas sobre como lidar em situações de risco ambiental, em caso de chuva, alagamento e como agir diante de outros perigos. É uma ação muito importante, pois juntos podemos fazer a diferença e contribuir para fazer do mundo um ambiente melhor e mais agradável”, destacou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos
Outras ações de prevenção
A Prefeitura promove outras iniciativas voltadas à prevenção durante todo o decorrer do ano. A Secretaria Defesa Social, por intermédio da Subsecretaria de Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, mediou a participação de profissionais que atendem ao Programa Contagem da Maturidade, no dia 25/4, no 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A ação capacitou as equipes e profissionais que atuam com os alunos do programa com noções básicas, teóricas e práticas em primeiros socorros. “A capacitação nessa formação é fundamental, pois garante conhecimento, gerando ações e atitudes assertivas em situações de emergência, na perspectiva de auxiliar a salvar vidas”, explicou a diretora de Prevenção, Poliana Sommerlatte.