Na última sexta-feira do mês (25/11) ocorrerá a Black Friday, uma data estadunidense que inaugura a temporada de compras natalinas. O evento ocorre um dia após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. A data é também celebrada aqui no Brasil e marca o crescimento nas relações de consumo devido às promoções realizadas pelas lojas e marcas.
Diante disso, o diretor de Fiscalização, Estudos e Pesquisas do Procon Contagem, Hygor Augusto Ubirajara, informa que o Procon Contagem já iniciou a fiscalização de diversas lojas físicas e on-line. A fiscalização abrange produtos como eletrônicos, calçados, livros e outros. Essa fiscalização acontece para que, no dia do evento, os preços estejam realmente de acordo com o que foi verificado e apurado.
“Na Black Friday espera-se que o comércio varejista promova descontos e ofertas em diversos produtos. Nesse cenário, nossa equipe de fiscalização está atenta às possíveis infrações consumeristas que envolvam principalmente a incompatibilidade, falsidade e maqueamento de preços”.
O Procon recomenda que, para além da fiscalização realizada pelo órgão, os consumidores também verifiquem os preços e realizem as provas de comparação. Deve-se redobrar a atenção para as compras on-line durante essa data. Nesse cenário, o Procon Contagem reforça as seguintes dicas:
1. Tenha foco! Defina o produto que pretende comprar, observe todas as características para ter certeza de que o produto da oferta é exatamente o que você busca;
2. Pesquise e compare os preços. Mesmo na Black Friday, há grande variação nos valores. Observe também a forma de pagamento pretendida, pois o valor pode variar dentre pagamentos em boleto, cartão de crédito, cartão da loja e Pix, como também de acordo com os descontos ou juros no parcelamento.
3. Cuidado nunca é demais! Verifique se o site apresenta informações adequadas, claras, ostensivas e em língua portuguesa sobre características, qualidade, quantidade, origem, composição, preço e garantia do produto;
4. A garantia de bens duráveis é de 90 (noventa) dias, nenhum site pode oferecer menos. Atenção com as garantias estendidas, elas podem ser comercializadas, mas o consumidor pode ter a escolha de aceitar ou não (compare também ao preço final do produto);
5. Procure saber se o produto é certificado pelo Inmetro: o selo indica que foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas que garantem a segurança do produto;
6. Antes de finalizar a compra e fornecer qualquer dado pessoal, tenha certeza de que o site é seguro. A presença de um símbolo no formato de “cadeado” ao lado da barra de endereço do site é uma das principais indicações de segurança. É importante também que o site informe o CNPJ, endereço físico e telefone para contato;
7. Verifique se o produto não é contrabandeado, ilegal, se é informado sua origem e se há algum “fornecedor”. Na compra de produtos sem origem, o consumidor pode estar sonegando impostos e até mesmo inviabilizando alguma garantia. Produtos “piratas” (e similares) não possuem garantia da empresa “original”.
8. Verifique a política de troca da loja. Nas compras via internet, o consumidor tem o direito de se arrepender e cancelar a compra em até sete dias após a compra ou recebimento do produto;
9. Certifique-se de que o endereço de entrega está correto, se o preço e as condições de pagamento foram os mesmos anunciados e qual é o prazo de entrega;
10. Outra dica importante ao comprar online é ler os comentários e avaliações, na própria plataforma de compra, de quem já comprou o produto. O consumidor pode também consultar as lojas e empresas nos sites de proteção de Defesa do Consumidor.
A superintendente do Procon Contagem, Silvania Santos, pontua que “a fiscalização prévia, bem como a orientação, são extremamente importantes, pois levam o Procon sempre mais próximo do cidadão, seja ele consumidor ou fornecedor. A Black Friday é uma data muito esperada no calendário de vendas. Nossas orientações levam os consumidores a comprar de formas mais seguras, além de diminuir os problemas para as lojas, tendo como consequência mais consumidores e fornecedores satisfeitos.”
O consumidor ou fornecedor/vendedor que quiser receber a orientação, retirar dúvidas, enviar denúncias e demais, pode enviar e-mail para o Procon Contagem no e-mail: procon@contagem.mg.gov.br. Para enviar denúncias de fiscalização, entre em contato com o whatsApp do Procon pelo número 31 98979-4168, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 16h.