Para comemorar o Dia das Crianças (12/10), a Prefeitura de Contagem organizou, neste sábado (8/10), um dia inteiro de atividades lúdicas, das 10h às 16h, com muita diversão, alegria, educação ambiental e cultura, no parque Fernão Dias, no bairro Cinco, em Contagem.
A Feira de Trocas Sustentáveis foi feita especialmente para atender a garotada, promovendo a troca de brinquedos, roupas e calçados, peças novas ou usadas e em bom estado de conservação e higienizadas. Brinquedos feitos com materiais recicláveis, como garrafas pet, também foram doados para as crianças.
A ação é uma promoção das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; Direitos Humanos e Cidadania (Diretoria de Proteção à Criança); Cultura; Meio Ambiente e Esportes, Lazer e Juventude.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany de Carvalho, o trabalho integrado das secretarias foi muito importante para trazer várias atrações diferentes e trabalhar conceitos, como troca sustentável e diversidade cultural, promovendo educação ambiental, cultura, arte e lazer, de forma lúdica.
O show “Pontinho de Amor” de Aline Calixto abriu o evento, levando mensagens de respeito entre as pessoas e amor. O grupo circense Kyrius também trouxe alegria e diversão para o parque.
As crianças ainda participaram de oficinas de recreação de desenho e artesanato, de bonecas Abaomi, yoga, pintura no rosto e várias brincadeiras, utilizando brinquedos elaborados com materiais recicláveis.
O evento também teve a participação das barracas da Economia Solidária, com a venda de pastéis, batata frita, cachorro-quente, churrasquinho, salgados, refrigerantes, cerveja e doces.
Os itens entregues para a troca sustentável foram trocados por uma moeda própria chamada “Abobritos”. Segundo a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, “a programação foi pensada para trazer educação ambiental de uma forma divertida e lúdica para as crianças, difundindo a ideia do consumo sustentável, por meio das trocas dos brinquedos”.
A técnica em Química, Sara Resende, trouxe os dois filhos para o evento e disse que desde que abriu o parque tem trazido as crianças. “A gente não tinha muitas áreas verdes e de lazer. Agora, estamos aqui sempre. A ideia da feira é ótima, as crianças hoje são muito capitalistas, e aprender a trocar e a criar os seus próprios brinquedos, em vez de só comprar, é muito legal”, disse.
O psicólogo Antônio Nunes também trouxe os filhos e achou a ideia da troca uma grande oportunidade.” A feira ajuda as crianças a aprenderem a se desapegar das coisas e se encontrarem com outras crianças para se divertirem. O evento no parque agrega, ainda, área verde, diversão, música, comida boa, enfim, é um privilégio”, elogiou.
Também participaram do evento, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, e a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos.