Contagem realizou a entrega de mais um Prêmio Efigênia Francisca. Em sua 9ª edição, a solenidade de premiação foi realizada na comunidade dos Ciriacos, no dia 25 de julho, em razão da celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, bem como do Dia Nacional de Tereza de Benguela. Já a entrega dos troféus foi realizada no último sábado (10/9), no salão do Parque Ecológico do Eldorado.
Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa para troca de vivências entre as homenageadas. Ancestralidade, a promoção da igualdade racial, multiculturalidade, políticas públicas de saúde, educação e trabalho, a inclusão social de mulheres negras, além do legado de legado e luta de Dona Efigênia Francisca foram os temas abordados durante a conversa. As mulheres premiadas reforçaram o quão proveitoso e importante foi aquele momento pós cerimônia para rever as colegas e compartilhar experiência
Ganhadora na categoria “Defesa de direito à saúde da mulher negra”, Liliane Martins, reforçou a importância do prêmio para si e a sua representatividade. “Fiquei muito feliz em ter ganhado o prêmio e ter recebido esse reconhecimento pelo meu trabalho. Saí do interior de Minas para vir para Belo Horizonte, um reconhecimento como esse me mostra que estou no caminho certo. Foi muito gratificante estar em meio tantas mulheres negras que estão fazendo trabalhos maravilhosos por Contagem e região. Sinto-me lisonjeada por fazer parte desse grupo que tem feito tanto, como também de todo esse processo, seguindo os passos e o legado das que vieram antes”.
Estiveram presentes a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; o superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio; e o senhor Antônio Muniz, patriarca da Comunidade dos Ciriacos.
Prêmio
A homenagem reconhece o trabalho de mulheres atuantes no município, que visam o estímulo à inclusão social de mulheres negras, por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades enfrentadas nos mais diversos âmbitos da sociedade, perpetuando, assim, o legado e a luta de Dona Efigênia Francisca.
O Prêmio Efigênia Francisca é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Efigênia Francisca
Dona Efigênia Francisca Martins foi uma importante liderança da confraria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e da comunidade Ciriacos. Criadora da guarda de congo feminina, nasceu em 20 de novembro de 1947 em Cristiano Otoni e faleceu dia 5 de março de 2006. Francisca migrou para Contagem ainda criança. Morando nas mediações da comunidade dos Ciriacos, conheceu Antônio Ciriacos, com quem viria a se casar e ter 8 filhos, 12 netos, 3 bisnetos e 6 filhos adotivos, que carregam o seu legado dentro e fora da comunidade e do município.
Além delas, na categoria Honraria especial, as quatro filhas de Efigênia Francisca - Nicinha, Vânia, Maria e Tati, também foram prestigiadas com o prêmio.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.