A montagem das dez estações de transferência de passageiros, que fazem parte do Corredor Norte-Sul e são fundamentais para a implantação do Sistema de Transporte Integrado -SIM, está a todo vapor, com funcionários trabalhando diariamente para concluí-las e entregá-las para compor o sistema o mais breve possível.
As estações de transferência de passageiros são compostas por plataformas e bilheterias. Das dez, sete estão sendo construídas ao longo da avenida João César de Oliveira, duas na avenida General David Sarnoff e uma na LMG-808. Cada estação encontra-se numa fase da obra, mas de modo geral, elas estão recebendo as seguintes intervenções: instalação de guarda-corpos, montagem da cobertura e dos fechamentos nas laterais, acabamento dos pisos internos e concretagem das rampas.
A mais adiantada até o momento é a Estação 9 (Babita Camargos), localizada na avenida General David Sarnoff, em frente ao Sam's Club e ao Itaú Power Shopping. As fachadas (revestimento externo) da plataforma e da bilheteria estão praticamente concluídas, faltando apenas os vidros e o fechamento com portas automáticas.
As estações 6 (Portugal: na avenida João César de Oliveira, em frente ao Habib's) e 10 (Papa João XXIII: avenida General David Sarnoff, em frente à empresa Belgo Bekaert Arames) também estão em um ritmo mais acelerado. Elas entraram na fase de acabamento e já receberam pisos de granito na parte interna da plataforma.
Já a Estação 5 (Paulo Pinheiro Chagas), localizada na avenida João César de Oliveira, foi a última a ter a estrutura metálica montada. No momento, estão sendo executados os contrapisos e a cobertura da estação.
Para a construção das estações, foi necessário fazer o estreitamento de algumas pistas e implementar sinalização provisória. “A previsão é de que a montagem das estações esteja concluída até o final deste ano, e as intervenções viárias complementares até maio de 2023”, informa o coordenador das obras do SIM, Lúcio Sena.
Corredor de transporte Norte-Sul
O Corredor Norte-Sul possui cerca de 20 quilômetros e tem como objetivo interligar a Cidade Industrial à Nova Contagem. É composto pelas dez estações de transferências de passageiros citadas acima, que vão desde a Praça do Trabalhador, na Regional Industrial, passando pelas avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira, até a LMG-808, na região de Vargem das Flores.
Além das estações, o projeto prevê a requalificação de 9 km de pavimento asfáltico; a implantação de novos passeios e dispositivos de acessibilidade como rampas, pisos táteis, guarda-corpos e corrimãos; implantação de nova sinalização de trânsito e de novos semáforos e controladores de trânsito. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 62 milhões na implantação do corredor, por meio de recursos financiados com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.
O Corredor Norte-Sul será implantado no sistema Bus Rapid Transit - BRT, que circula pelo centro da via, em faixa exclusiva, e os passageiros acessam os ônibus pelas estações de transferência.
Sistema de Transporte Integrado - SIM
A obra do Corredor Norte-Sul faz parte de um conjunto de investimentos idealizados pelo Sistema Integrado de Mobilidade – SIM para a melhoria do transporte coletivo na cidade.
Além do Norte-Sul, o SIM prevê a implantação de mais dois corredores de transporte: Leste-Oeste e Ressaca; e a construção de quatro Terminais de Integração: Darcy Ribeiro (obra a iniciar); Sede (obra a iniciar); Petrolândia (obra finalizada); Ressaca (obra finalizada) e a requalificação do Terminal de Ônibus da Estação do Metrô Eldorado que se encontra em fase de estudos.
“O SIM já é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público”, destaca o coordenador das obras do sistema, Lúcio Sena.
Histórico da Obra
A execução do Corredor Norte-Sul foi contratada em dezembro de 2019. O prazo inicial de execução ficou definido em 12 meses contados a partir da emissão da Ordem de Serviço, que ocorreu em abril de 2020. Portanto, a expectativa é que a obra estivesse concluída no mês de abril de 2021, porém, a empresa vencedora da licitação alegou dificuldades para arcar com os custos de execução e, por esse motivo, atrasou os cronogramas.
Diante dessa situação, a Prefeitura rescindiu, em agosto de 2021, de forma legal e amigável, o contrato com a empresa e, em seguida, convocou a segunda colocada no processo licitatório, conforme exige a lei. Vale ressaltar que a empresa vencedora foi por diversas vezes multada e notificada pela Secretaria de Obras e Manutenção Urbanas - Semobs, prerrogativa que, inclusive, favoreceu a rescisão do contrato.
O contrato com a segunda colocada foi assinado em outubro de 2021. Desde então, as obras seguem conforme o prazo esperado. Portanto, a previsão é que as intervenções, que incluem a montagem das estações e as melhorias no sistema viário, estejam concluídas em maio de 2023.
Confira abaixo as etapas de cada estação:
Estação 1 (Ouro Branco: LMG-808, paralela à avenida Álvaro Santos, bairro Granja Ouro Branco)
Término da estrutura metálica das rampas e bilheteria.
Concretagem de rampas e piso da bilheteria.
Execução de contrapiso nas rampas.
Instalação de chapa expandida nas plataformas (fechamento).
Estação 2 (Dilson de Oliveira: avenida João César de Oliveira, em frente a empresa Magneti Marelli)
Execução de guarda-corpo.
Execução de contrapiso nas rampas.
Conclusão da chapa expandida nas plataformas (fechamento).
Estação 3 (Cinco: avenida João César de Oliveira, em frente a empresa Maxion)
Conclusão da instalação chapa expandida nas plataformas (fechamento)
Conclusão da instalação de guarda-corpo.
Instalação de sancas e suporte de TV.
Estação 4 (Hospital Municipal: avenida João César de Oliveira, próxima ao Hospital Municipal de Contagem - HMC)
Instalação de sancas e suporte de tv.
Término da bilheteria.
Concreto do piso da bilheteria.
Estação 5 (Paulo Pinheiro Chagas: av. João César de Oliveira)
Término da montagem da estrutura
Execução de contrapiso
Término da cobertura.
Estação 6 (Portugal: av. João César de Oliveira, em frente a empresa Habib’s)
Instalação de piso de granito nas plataformas.
Instalação de guarda-corpo.
Instalação de sancas e suporte de TV.
Instalação de chapa expandida (fechamento).
Estação 7 (Olímpio Garcia: av. João César de Oliveira, próxima à rua Monsenhor Bicalho)
Fechamento com Steel Frame na bilheteria.
Instalação de guarda-corpo.
Instalação de sancas e suporte de TV.
Estação 8 (Castelo Branco: av. João César de Oliveira, paralela à rua Oliveira)
Instalação chapa expandida (fechamento).
Fechamento em Steel Frame na bilheteria.
Estação 9 (Babita Camargos: av. General David Sarnoff, em frente ao Sam's Club)
Fechamento Steel Frame na bilheteria.
Estação 10 (Papa João XXIII: av. General David Sarnoff, em frente empresa Belgo Bekaert Arames)
Instalação de piso granito nas plataformas.
Concretagem das rampas.
Execução contrapiso das rampas.
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