Após dois anos suspenso, devido à pandemia do Covid-19, o Bailão da Maturidade está de volta à programação dos espaços de convivência da cidade. O evento, que já é tradição e promove momentos de lazer, confraternização e convivência para os idosos do município, retornou com novidades. Agora, além dos encontros nos Espaços Bem-viver Mário Covas e no Luiz Palhares, o bailão vai acontecer em todas as oitos regionais, com apresentações de música ao vivo.
O Bailão da Maturidade iniciou há mais de 25 anos, no bairro Central Park, como uma das atividades de lazer promovidas para os frequentadores da ‘Casa da Família’, atualmente Espaço Bem-viver Mário Covas, com apenas uma caixa de som que tocava músicas para os idosos dançarem.
Em 2010, o bailão passou a fazer parte das políticas públicas voltada para o público idoso de Contagem e, atualmente, faz parte das atividades do Programa Contagem na Maturidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece uma série de atividades e serviços, distribuídos em cinco eixos diferentes.
O secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, falou que o retorno do bailão é uma conquista para os idosos após a pandemia. “O bailão é um evento que os idosos de Contagem gostam muito, porque é um momento sociocultural afetivo, de convívio, de partilha, que eles podem confraternizar, dançar e se exercitar. Depois da pandemia, a gente conseguir retornar esses bailes é uma conquista para todos nós, que acreditamos na vacina, na ciência, para agora retomar essa atividade, tão desejada e querida pelos idosos, com segurança e tranquilidade.”
O morador do bairro Estrela Dalva, José Ferreira de Souza, conhecido como ‘Zé Gordo’, participa do bailão desde o início e falou da grandeza dessa atividade. “Esse bailão tem uns trinta anos, e eu me lembro de como começou. Ver como é hoje em dia, mostra o cuidado, o respeito com o público que frequenta e gosta muito da atividade. Às vezes, nós, os idosos, ficamos muito vulneráveis só dentro de casa, e não são todos que gostam de fazer exercícios físicos ou artesanato, mas quando chega lá no bailão, a gente encontra todo mundo dançando, conversando, isso e de uma grandeza para o cuidado com os idosos do município".
Para participar das programações do Bailão da Maturidade, é preciso ter 60 anos ou mais, ser inscrito no Programa Contagem na Maturidade e apresentar a carteira de vacinação contendo as quatro doses de vacina contra o Covid 19.
O bailão já está ocorrendo em cinco regionais e no próximo dia 23 de setembro, a atividade começa a ocorrer na regional Riacho. Confira o dia e endereço do Bailão da Maturidade na sua regional:
- Regional Industrial: sexta-feira, das 16h às 18h, no Salão do Cras Industrial - rua Marquês do Paraná, nº 95 – Amazonas
- Regional Nacional: quinta-feira, das 14h às 17h, no Parque Amendoeiras - rua Turfa, s/nº - Vale das Amendoeiras
- Regional Petrolândia: terça-feira, das 14h às 17h, na quadra aberta do Parque Tropical - rua Quarenta e Dois, 429-501 - Tropical
- Regional Sede: quarta-feira, das 14h às 17h, no Espaço Bem Viver (EBV) Mário Covas - rua Manoel Matos, 162 – Central Park
- Regional Riacho: quinta-feira, das 14h às 17h, no Parque Fernão Dias - rua Rio Comprido, 5 - Monte Castelo
- Regional Vargem das Flores: sexta-feira, das 14h às 17h, no EBV Luiz Palhares - rua Maria José Chiodi, 107 - Nova Contagem.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.