No mês do aniversário da cidade, a Prefeitura de Contagem realizará no dia 21 de agosto, no parque Fernão Dias, a primeira Feira de Trocas Sustentáveis de Contagem. O evento visa demonstrar à população que é possível pensar em formas diferentes de consumo mais sustentável, estimulando a troca de produtos entre os participantes, e simulando as antigas formas de troca de mercadorias baseadas na economia circular.
A feira é uma realização das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
Para a preparação do evento, a organização já está recebendo as entregas de produtos. O objetivo é que o público tenha um leque de variedade. Os interessados em participar já podem entregar seus produtos até o dia 17/8, das 9h às 16h, no parque Fernão Dias ou no Centro Público de Economia Solidária.
Os produtos da feira são itens de vestuário feminino, masculino e infantil, além de acessórios, sapatos, bolsas, cintos, livros, CDs e objetos de decoração.
Esses produtos terão um valor simbólico tabelado e dará direito a um “vale-troca” no ato da entrega nos locais de arrecadação. No dia da feira, este “vale-troca” será trocado por uma moeda própria: “OS ABOBRITOS”. “Os produtos deverão estar em bom estado de conservação e higienizados. Os que por ventura forem doados pelas pessoas, ou que não forem trocados no dia da feira, serão destinados a alguma instituição indicada posteriormente pelas secretarias envolvidas na atividade”, explica a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
“Essa ação tem como objetivo valorizar as trocas de produtos entre as pessoas prolongando sua vida útil e a economia circular para evitar descartes de produtos que podem ser reutilizados por outras pessoas. A Troca incentiva o consumo consciente, a solidariedade entre os participantes e o desapego individual”, explica a superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Conceição de Almeida Santos.
Para o diretor da Economia Solidária, Robert Morubixaba, quando não descartamos esses produtos, que ainda têm vida útil, nos tornamos mais responsáveis com a natureza e solidários entre nós mesmos, pois damos também a oportunidade de mais pessoas usufruírem aquilo que utilizamos, muitas das vezes, com muito carinho durante parte de nossas vidas.
Coleta dos produtos
Data: 10 a 17 de agosto
Horário: 9h às 16h
Locais:
* Parque Fernão Dias – Rua Rio Comprido, 5
* Centro Público da Economia Solidária - R. São Marcos, 247 - Água Branca