Os motoristas que trafegam na avenida João César de Oliveira, nos dois sentidos, devem redobrar a atenção e seguir as orientações da Transcon para evitar acidentes e reduzir os efeitos no trânsito, na av. João César de Oliveira, altura do viaduto do Beatriz. No local, está sendo realizada a demolição das muretas do canteiro central, sobre a Via Expressa
O objetivo desta, que é a última etapa das obras do elevado, é concluir a ampliação do trecho, que passará a ter quatro faixas de trânsito sentido Eldorado e três em direção à Sede. Durante os trabalhos de retirada das muretas, duas pistas da av. João César de Oliveira, sentido Eldorado, permanecerão fechadas, e três faixas ficarão liberadas para tráfego. O canteiro central do corredor será refeito no trecho que vai do viaduto Beatriz até a altura da estação 3 do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que está sendo implantada em frente à empresa Maxion.
Os trabalhos que estão sendo realizados neste momento foram detalhados pelo engenheiro e fiscal da obra, Aílton José de Paulo. “Temos uma força-tarefa com diversas frentes de serviço. Estamos fazendo a demolição do guarda-roda existente; a fresa do pavimento velho, onde vai ser feita a nova capa da avenida João César; meio-fio, sarjeta e obras de acessibilidade para pessoas com deficiência. É uma obra que há muitos anos é esperada e agora é chegado o momento de ser entregue. A população de Contagem merece isso”, disse.
A ampliação contempla os dois viadutos localizados na av. João César de Oliveira, sobre a linha férrea e sobre a Via Expressa de Contagem, que dá acesso para quem vem da Sede ou do Eldorado às cidades de Belo Horizonte e Betim. Os trabalhos contaram com a integração das subsecretarias de Manutenção, de Limpeza Urbana, Diretoria de Iluminação Pública e a Transcon. “Um esforço conjunto de toda a administração pública para que essa obra tão esperada chegasse ao final”, destacou Aílton José.
Complexo Viário
Como parte do projeto do complexo viário, a av. João César de Oliveira está sendo deslocada para a direita até a alça que dá acesso à Via Expressa em direção à Betim. A implementação do novo traçado do corredor foi necessária para que o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM seja, futuramente, construído nas pistas centrais da avenida.
A realocação dos postes de energia também está sendo executada por empresa especializada contratada pela Prefeitura, após tratativas bem sucedidas da gestão municipal com a Cemig, que autorizou a realização dos serviços de remanejamento.
A ampliação do viaduto do Beatriz será concluída e entregue à população de Contagem no próximo dia 30 de agosto, como parte das ações em comemoração ao aniversário de 111 anos da cidade. As obras do complexo viário, incluindo o novo traçado da av. João César, tem expectativa de ser finalizada no quarto trimestre de 2022.