Com o objetivo de democratizar e dar mais transparência ao processo de elaboração do projeto de lei que vai regulamentar a implantação da tecnologia 5G em Contagem, a Prefeitura vai realizar entre os dias 4 e 12 de agosto, uma consulta pública para ouvir a população sobre o assunto.
Na consulta pública, qualquer cidadão pode participar de forma on-line, pelo portal www.consultapublica.contagem.mg.gov.br. O link para essa participação será disponibilizado no dia 04 de agosto. A participação ainda pode ser pessoalmente na sede da Prefeitura, protocolando o documento; ou, também, encaminhando pelos correios (praça Presidente Tancredo Neves, nº 200, bairro Camilo Alves). No dia 12 de agosto de 2022 será realizada uma audiência pública virtual, também aberta para a participação .
A Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação – STI está coordenando o projeto de regulamentação e implantação da tecnologia na cidade. De acordo com o secretário de TI, Fernando Lopes, serão ouvidos todos os setores da sociedade, cidadãos, empresas e operadoras, para contribuírem na proposta de regulamentação do 5G, para que o novo formato e a capacidade de cobertura do município seja a mais abrangente possível.
“A consulta pública é uma forma de assegurar a participação popular nos processos decisórios da administração pública, tornando mais claro o que se propõe e obtendo do cidadão informações, opiniões e críticas sobre determinado tema”, afirmou.
O que é o padrão tecnológico 5G?
O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, com altas taxas de transmissão de dados e tempo de resposta. A nova tecnologia deve massificar e diversificar a internet para aplicação em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre outros.
Também deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade. Alguns exemplos das novas possibilidades: geladeiras inteligentes, sistemas de compras automáticas, televisão e iluminação, entre outros.