O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, popularmente conhecido como Parque Ecológico do Eldorado, comemora nesta segunda-feira (27/6), 18 anos. Para celebrar essa data, neste domingo (26/6) muitas atrações aconteceram no local. Desde as 8h, os frequentadores puderam usufruir não somente do ar puro do parque, como das atividades ali propostas. Teve aulão de yoga; apresentações de street dance (dança de rua); sarau ecológico; apresentação do Boi Rosado; apresentação de teatro; doação de livros; contação de história e muita música, embalada na voz e interpretação de Estêvão Maciel.
A prefeita Marília Campos destacou os primeiros anos do lugar e enaltecendo a importância do parque na vida das pessoas durante todo esse tempo. “Fico feliz em ver jovens por aqui, que começam a frequentar esse espaço, tão bem cuidado e preservado, que é frequentado por diversas gerações, que o utilizam com carinho e tem uma qualidade de vida maior. Parabenizo os administradores, que sabem conservar e manter limpo e agradável, um ambiente saudável e familiar”, elogiou. Desde sua reabertura, em agosto de 2021, o Parque Ecológico do Eldorado vem recebendo em média 2,5 mil visitantes por semana, o maior público entre os parques da cidade.
Zélia Romualdo, uma das fundadoras do parque, em 2004, recordou a história do Parque Ecológico do Eldorado: “Quando falamos da história do parque, a gente lembra daquela frase: a gente só protege o que ama. E o parque é resultado disso. A comunidade, desde o início, protegeu esse espaço, cuidando, levando ao poder público as melhorias necessárias. E hoje celebramos o resultado de tudo isso”.
A diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Adriana Aparecida dos Santos também ressaltou a importância do local. “Foi o resultado de muita luta, que nesses 18 anos conseguiu se resguardar nessa condição, devido a muito trabalho de pessoas que se importam com o Meio Ambiente, de quem mora no entorno e na própria cidade”, disse.
O vereador Arnaldo de Oliveira lembrou que o parque, chegou a ser cogitado como área de construção de edifícios, mas houve uma mobilização em torno da preservação: “Temos orgulho de o parque estar nas condições atuais. Há muito tempo necessitou de uma grande mobilização da sociedade, de políticos. Hoje temos um espaço lindo, com um ar puro, que propicia atividades físicas, descansos, momentos em família, lazer e uma qualidade de vida melhor para quem o frequenta”.
Cecília Rute de Andrade Silva, presidente da ONG Conviverde, responsável pela manutenção do local, recordou da importância da preservação do parque e como isso impacta não apenas na cidade, mas em outros estados: “Aqui se localiza a nascente do Córrego do Capão que, junto a outros, forma o Ferrugem e segue um caminho imenso, que chega ao nordeste do país. Ou seja, cuidando na origem a gente não apenas beneficia quem aqui usufrui, mas também que está longe e que depende que preservemos o Meio Ambiente para que tenham acesso a esse bem tão valioso, que é a água”.
Com a palavra, a sociedade
A prefeita Marília Campos chamou as pessoas para que contassem histórias particulares relacionadas ao parque. O “Seu Malta”, se emocionou: “Minhas crianças aprenderam a andar aqui, nesse parque, que fica numa região que moro há 58 anos. Digo que esse parque é um sucesso. Comunidade, cuidemos desse parque. Para isso não precisamos ser professores, só cidadãos”. Gilmara Penido observou um momento, 16 anos atrás. “Estava passando aqui por perto e vi uma faixa: ginástica no parque. Num primeiro momento era feito para pessoas da terceira idade, mas vim mesmo assim. E aqui estou até hoje. O parque tem sua beleza, seu ar puro, mas também tem suas atividades, que trazem transformação para a vida das pessoas, relatou.
Novas atividades no parque
Todas as terças e quintas-feiras, o Parque Ecológico do Eldorado vai receber, a partir das 7h30, aulas de Lian Gong. Essa ginástica carrega uma tradição milenar e representa a cultura chinesa na área de práticas corporais dentro e fora da China. Lian, significa treinar, exercitar e Gong, significa refinar, aperfeiçoar. “São 18 terapias aplicadas em nosso corpo. Queremos promover a saúde e prevenir dores”, destacou Debora Oliveira. Para praticar, é só ir no horário e participar.
Estiveram presentes também o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Márcio Lima; o administrador da Regional Eldorado José Carlos Meneses (Zezé) e o administrador do parque, Ricardo de Freitas Carvalho (Cadim), dentre outros convidados e convidadas.