A segunda noite do 1º Arraiá de Contagem aconteceu neste sábado (25/6) e não poderia ter sido melhor: muita música, dança, comidas, bebidas e trajes típicos. A praça Irmã Maria Paula, na Regional Petrolândia ficou lotada, com cerca de 4 mil presentes, que acompanharam e aplaudiram como atrações.
Na música, quem deu o tom foram Daybson Gonçalves e João Marcos e Maurinho. Na dança, a Quadrilha Chic-Chic deu um verdadeiro show. Nos arredores do palco, presença organizada da Feira da Economia Solidária, que vendeu comidas, bebidas e artesanatos.
Presente ao evento, a prefeita Marília Campos destacou a importância dos encontros juninos e julinhos por toda a cidade. “É a primeira vez que acontece e está um sucesso, com isso grande movimento das pessoas, resgatando nossa cultura, com celebração entre amigos, entre famílias, num ambiente saudável e convidativo”, disse. “Uma festa linda! Estamos retomando nossas confraternizações, nas ruas, nos territórios, nos espaços públicos”, completou a administradora regional, Marcia Ramalho.
Nessa mesma combinação, Fernando Silva, empresário, e sua esposa, Carla, levou sua filha, Larissa, de quatro anos, e foram felizes com a festa. “Está tudo muito organizado. Todas as regiões recebendo seus filhos, com a podem levar, com segurança, sem tumulto. Contagem só ganha com esse tipo de evento”, destacou Fernando.
Planos para 2023
Para o próximo ano, a prefeita Marília Campos incentiva as quadrilhas juninas de Contagem. De acordo com ela, a ideia é que cada regional tenha sua própria quadrilha, para que as melhores comemorações em junho e julho fiquem ainda. “Estamos fomentando, também, as festas juninas e julinas. Contagem tem muita cultura e grupos tradicionais. Queremos conhecer todos para que, em 2023, tenhamos uma confraternização ainda melhor. Quero quadrilhas juninas e julinas em todas as regiões da cidade para, depois, fazermos um grande festival em nosso município”, destacou.
Uma das formas de incentivo tem sido o edital que está aberto até o próximo dia 4 de julho. O edital tem por objetivo premiar iniciativas de pessoas físicas, que realizam quadrilhas e festas juninas/julinas no município de Contagem. El irá selecionar e premiar até 20 agentes culturais, grupo / coletivo atuantes no município na realização de quadrilhas e festas juninas / julinas. “Precisamos fomentar nossa cultura local. Aquela festa que já acontece desse projeto e queremos ser parceiros pode fazer parte dessas pessoas, auxiliando incentivando a as festas e tradições de nossa cidade”, comentou a secretária de trabalho de Cultura, Monique Pacheco.
Programação das demais festas juninas
O 1º Arraiá de Contagem terá prosseguimento no próximo dia 2 de julho, em Nova Contagem. No dia 9 é a vez da regional Nacional. Receberão, ainda, o evento, como Regionais Industrial (15/7), Eldorado (23/7), Sede (30/7) e Ressaca (31/7). Para o encerramento está confirmada a presença da cantora Elba Ramalho.