A Prefeitura de Contagem e o Governo de Minas Gerais entregaram, na terça-feira (17/5), 48 unidades habitacionais para famílias que moravam nas vilas Itaú e PTO. Elas foram removidas das áreas localizadas nas proximidades da avenida Tereza Cristina, em razão do alto risco de inundação no período de chuvas. As famílias aguardavam a moradia definitiva há mais de dez anos. Durante este tempo, todos recebiam o aluguel social pago pelo Estado.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, Marcus Túlio Melo, o município de Contagem aportou aproximadamente R$ 28 milhões para a finalização da obra dos imóveis que foi iniciada no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2012, mas paralisada diversas vezes.
O prefeito em exercício de Contagem, Ricardo Faria, devido à licença médica da prefeita Marília Campos, destacou que “as discussões para a remoção das famílias das áreas de risco se iniciaram em 2012. Naquela época já havia a necessidade de realocá-las para áreas seguras, onde pudessem ter mais tranquilidade”. Segundo Ricardo Faria o diálogo tem sido a marca da administração pública que coloca o bem comum da população em primeiro lugar.
O governador de Minas, Romeu Zema, frisou que a moradia traz dignidade para a pessoa. “Estamos tendo a felicidade de entregar os 48 apartamentos para as famílias que foram removidas dessas áreas”.
Vida nova
Vivendo uma vida toda na Vila Itaú, de onde foi removida, a aposentada Maria Domingas Jesus Santos, 64 anos, está feliz com o novo endereço. "Para mim está sendo gratificante. É muito bom estar aqui. Foram muitos anos esperando”.
A diarista Dirleia Maria da Silva, 61 anos, vai ocupar o apartamento 204 do bloco 2 do residencial. Moradora da Vila PTO por 30 anos, já prepara a mudança para o local no próximo dia 27 de maio “Eu estou bem feliz. Estou doida para mudar com uma filha e três netos, além do marido”.
Obras na região
No último dia 9 de maio, a Prefeitura de Contagem e de Belo Horizonte assinaram com o Estado de Minas o convênio para o repasse de recursos destinados à execução de obras de contenção de cheias nos córregos Ferrugem e Riacho das Pedras, que são afluentes do Ribeirão Arrudas.
Na oportunidade, foi anunciada também a retomada das obras de Requalificação Urbana e Ambiental e de Controle de Cheias do Córrego Riacho das Pedras, que prevê a execução de duas das quatro bacias de detenção de cheias previstas: bacia B2 (praça Rio Volga) e bacia B5 (rua Arterial, próxima à empresa Toshiba). Os serviços foram paralisados em 2021 em razão de processo de recuperação judicial da empresa contratada. As obras em Contagem serão executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs e o edital da licitação deve ser publicado ainda no mês de junho, informou o titular da pasta, Marcus Túlio Melo.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720299037895/with/52079958892/