Trabalhadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), do Cadastro Único, das casas de acolhimento e dos conselhos tutelares estão sendo vacinados contra à Covid-19. A imunização iniciou na quinta-feira (17/6) nos postos credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h.
Para a imunização, a Secretaria de Desenvolvimento Social encaminhou à Secretaria de Saúde uma lista com todo os dados das pessoas contempladas nesta etapa. Os trabalhadores podem procurar os postos amanhã e sexta-feira (18/6).
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, os serviços da assistência social são considerados essenciais pela legislação, já que prestam apoio ao público vulnerável ou em risco social, principalmente no atendimento às demandas das cestas básicas emergenciais. “A vacinação desse grupo significa o reconhecimento do trabalhador que está na ponta e que não parou no atendimento aos que mais precisam de auxílio, mesmo diante desse cenário pandêmico”.
A conselheira tutelar Natália Lima lembra sobre a importância da imunização para este público. O trabalho do Conselho Tutelar tem acontecido todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriado. A função do conselheiro tutelar exige que sejam realizadas diariamente notificações domiciliares, além do comparecimento em hospitais, delegacias, IML, dentre outros. “A vacina chega para nos dar esperança por dias melhores e segurança para continuarmos trabalhando na proteção e na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Contagem”, ressaltou.
A superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira, também reforça a importância da imunização para os trabalhadores dos Cras, Creas, Cadastro Único, Casas de Acolhimento Institucional e Conselho Tutelar. “São trabalhadores que, assim como os da saúde, da segurança pública e da educação, executam serviços essenciais, em atividades de intenso contato com o público. Por isso, é fundamental que estejam devidamente vacinados e protegidos”, destacou.
A assistente social, Cintia Cury, exalta a primeira sensação que vem à mente ao ser vacinada. Segundo ela, é um alívio, acompanhado dos sentimentos de gratidão e emoção. “Estamos vivendo momentos árduos, de duras perdas e de grande sofrimento, contudo, não podemos perder a esperança de que dias melhores virão. Viva o SUS/SUAS!”, exaltou.