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Notícias
AGO
19
19 AGO 2020
SAÚDE
Moradores devem ficar atentos aos dados cadastrais nas Unidades Básicas de Saúde
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O Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps) enfrenta um problema em Contagem. Pacientes que trocam de telefone e não informam a mudança nas Unidades Básicas de Saúde. O Ceaps é responsável por marcar exames especializados de média e alta complexidade,  cirurgias eletivas, risco cirúrgico, consultas especializadas, oncologia, entre outros.

Um paciente que deseja marcar um exame/cirurgia precisa ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta na UBS, o médico encaminha o pedido para o Ceaps (nos casos de consultas especializadas, exames de média complexidade, cirurgia eletiva e reabilitação. Ou solicita que o paciente protocole diretamente no Ceaps a solicitação como no caso da oncologia e exames de alto custo. Após o agendamento as solicitações são encaminhadas para as unidades de saúde para orientação do paciente, porém nos casos das cirurgias, exames de alto custo, oncologia o contato é feito pela própria regulação através de contato telefônico.

Porém, cerca de 70% do arquivo morto do Ceaps, de Contagem, é de moradores que não atualiza o cadastro telefônico. O arquivo morto é um conjunto de arquivos/documentos de usuários que não foram encontrados, ou seja, os servidores do Ceaps tentam entrar em  contato com o paciente, via telefone, mas não obtém resultado.

O procedimento é o seguinte, o servidor tenta em dias e horas diferentes, entrar em contato com o morador, (caso o número mudou, não exista ou não atende). Após as tentativas, o pedido do paciente é encaminhado para o arquivo morto e sua solicitação é cancelada do sistema.

Outro dado curioso mensalmente chega ao Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde cerca de 70 pedidos do Ministério Público para que a Secretaria de Saúde realize alguma cirurgia/exame. Porém, ao analisar o caso, a maioria desses pedidos está no arquivo morto. O morador troca o telefone, não informa a Unidade de Saúde, e perde a cirurgia/exame.

Em caso de mudança de telefone, basta o morador procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realizou a consulta e informar. A UBS fará essa atualização de dados via sistema e o Ceaps poderá entrar em contato com o usuário quando for necessário.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Fábio Silva

Data: 18/08/2020

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