Nesta quarta-feira (17/3), a Prefeitura de Contagem abriu mais 15 leitos de enfermaria destinados para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Ao todo são 51 novos leitos de clínica médica covid abertos desde a última semana. Destes, 21 leitos são na UPA Sede e 30 no Hospital Municipal de Contagem (HMC).
A ampliação de leitos de enfermaria é uma das estratégias contempladas do plano de contingência adotado pela Prefeitura para combater a pandemia e corroborar no enfrentamento da atual taxa de transmissão do coronavírus e da alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria. Com essa reorganização o município passa a contar no total com 93 leitos de enfermaria para covid.
Histórico
No início da gestão da prefeita Marília Campos, a Secretaria Municipal de Saúde implantou mais 10 leitos de UTI Covid, deixando o município com 70 leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia.
No dia 11/3, foram abertos 21 leitos na UPA Sede, no dia 13/3 mais 10 leitos no Hospital Municipal de Contagem (HMC), na segunda-feira (15/3) cinco leitos no HMC e hoje (17/3) mais 15 leitos. A Secretaria Municipal de Saúde destinou a volta da UPA Sede como referência para os casos da doença. A unidade, localizada no centro de Contagem, está sendo reservada exclusivamente para atendimento aos casos de covid-19. Tanto a UPA Sede quanto o Hospital Municipal de Contagem só recebem pacientes transferidos de outras unidades de saúde.
Ocupação
Nesta terça-feira (16/3), Contagem apresentou ocupação de 93% dos leitos de UTI para Covid e 82% dos leitos de enfermaria Covid, o que vem mantendo o município no indicador vermelho. A Secretaria Municipal de Saúde conclama a toda à população para que, neste momento, redobre os cuidados, use máscara, higienize as mãos, faça o distanciamento social e evite saídas que não sejam essenciais para que a situação não se agrave ainda mais.