Nesta sexta-feira (5/2), a prefeita Marília Campos reuniu-se com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Defesa Social, Cultura, Governo, Administração e Direitos Humanos e Cidadania para dar início ao planejamento de políticas públicas de igualdade entre homens e mulheres que deverão ser implementadas no município, com ênfase especial às mulheres devido à aproximação do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Marília Campos destacou que toda ação de governo deve ser feita a partir da intersetorialidade. “Abro esse encontro reforçando a importância de discutirmos essa e outras temáticas de forma integrada, pois, no território, as pessoas não pensam “em caixinhas” ou “por setores”. Quando vamos em um bairro discutir o problema das enchentes, as pessoas falam de emprego, saúde, educação e lazer. No território, as pessoas discutem sobre todos os assuntos. E é dessa forma que vamos trabalhar”, ressaltou a prefeita.
A intenção é que as políticas públicas sejam construídas a partir de objetivos e ações articuladas. Dessa forma, cada representante foi convidado a sugerir e apresentar propostas para aperfeiçoar os serviços destinados ao atendimento da mulher, em Contagem. “As propostas serão compiladas e lapidadas para que possamos definir, neste primeiro momento, uma programação para o Dia Internacional da Mulher condizente com a gestão da prefeita e a necessidade da mulher contagense. E, posteriormente, todo esse material apresentado servirá para embasar a construção de políticas públicas efetivas”, informou a assessora de governo, Eugênia Bossi.
As propostas levam em conta cursos técnicos e de qualificação profissional, implantações de novos projetos de atenção integral à saúde da mulher, articulação das ações para enfrentamento à violência contra a mulher, investimento em economia solidária, campanhas de conscientização e empoderamento, entre outras.