O clima junino tomou conta do CSU Eldorado, no último sábado (27/7), com a realização do I Arraiá Namastreta, promovido pelo Programa “Contagem na Maturidade”, da Prefeitura de Contagem. Voltado especialmente para o público idoso, o evento reuniu centenas de participantes em uma tarde marcada por música ao vivo, dança, comidas típicas e muita alegria.
A festa foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, como parte das ações do programa, que busca promover qualidade de vida, inclusão e bem-estar para a população idosa da cidade. Com decoração temática, apresentações culturais e participação ativa dos grupos da comunidade, o arraiá celebrou não apenas o São João, mas também os vínculos afetivos e a valorização da cultura popular brasileira. O I Arraiá Namastreta contou com a presença de Isa Blác, que se apresentou ao lado de Moisés Fernandes e Lucas Lobo; Adriano Trakino; Kelvin Gonzaga & Valtair Viola, além da divertida Quadrilha do Improviso, que animou o público presente.
Entre os grupos participantes, destaque para o Bloco Namastreta, formado por idosos das turmas de ioga do programa. Criado no fim de 2023, com foco na inclusão e na socialização durante o Carnaval, o grupo foi o anfitrião do arraiá. “Nós estamos muito felizes porque o grupo representa união, alegria e força. Conseguimos realizar o nosso primeiro arraiá e tudo saiu dentro da expectativa”, contou Cássia Ferreira Caminhas, 63, integrante do Namastreta.
A colega de grupo, Maria Nunes, de 67 anos, reforçou a importância do convívio promovido pelas atividades: “É uma nova família para mim. A gente faz de tudo junto, é uma amizade que vale muito a pena”.
Já Almerinda Alves Soares celebrou a oportunidade de realizar um antigo sonho: “Quando fundaram o Namastreta, eu renasci. Sempre quis tocar um instrumento e, graças a Deus, estou aprendendo mais de um. Estou muito feliz com isso”.
O educador e regente do grupo, Gleison dos Santos Batista, destacou o crescimento do projeto. “Hoje temos quase 60 pessoas aqui no Eldorado, e outros grupos no Nacional e Ressaca. Ao todo, estamos atendendo cerca de 90 idosos com arte, educação e um pouco da história afro-brasileira. A expectativa é crescer cada vez mais”, afirmou.
Programa "Contagem na Maturidade"
O Programa “Contagem na Maturidade” oferece uma programação diversificada para pessoas idosas, com atividades físicas, jogos, oficinas culturais e ações de lazer. Entre as opções estão: ginástica, dança, musicalização, corte e costura, pintura, excursões, teatro, cinema, além de cursos e oficinas voltadas para a cidadania e direitos humanos.
Para participar, é necessário procurar a administração regional de referência ou entrar em contato com os núcleos em funcionamento. Informações também podem ser obtidas pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, no telefone (31) 3911-4937.