A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Espaços Bem Viver Luiz Palhares, Mário Covas, Espaço do Saber e Programa Vida Saudável, ministra para os idosos participantes que mantêm o isolamento social, videoaulas de atividades físicas, confecção de máscaras de proteção e artesanato para vários grupos em redes sociais. As atividades são de âmbito do Termo de Colaboração 004/2019 firmado com a Amonp (Associação dos moradores do bairro Novo Progresso II).
“Pensamos com muito carinho em cada idoso da nossa cidade. É importante que eles não fiquem ociosos em casa neste período de pandemia. Com essas videoaulas, os idosos poderão se exercitar e distrair a mente. Somente pelo Disk Carinho, em 15 dias, foram realizadas mil chamadas telefônicas aos idosos, num só pensamento: levar esperança, encorajamento e afeto, na certeza que vai passar. Nas confecções de máscaras também tivemos a parceria com o Transformar Contagem e foi sensacional”, disse a superintendente Maria Fontana.
Ainda de acordo com ela, em um momento tão desafiador diante do risco da contaminação pelo novo coronavírus, quando se impõe a necessidade do isolamento e distanciamento social, como formas eficazes de prevenção a essa doença, surge a necessidade de as pessoas se reinventarem e descobrir caminhos para a manutenção de vínculos importantes para a promoção da saúde.
Eduardo Rodrigues dos Santos, estagiário de educação física, trabalha com os idosos beneficiados há 3 anos. “Essas videoaulas são importantes para a manutenção para a qualidade de vida. As atividades físicas são boas não só para o corpo físico, mas também para a mente. Em tempos de pandemia, nós ficamos mais ansiosos e pensando em muitos problemas, então levamos essa atividade física tanto para levar um equilíbrio e não pensar tanto nos problemas, quanto para essa melhora dessa questão física”, disse.
As atividades físicas foram realizadas pelos estagiários de educação física da Secretaria de Direitos Humanos sob supervisão da professora de educação física Pilar Loren, e pela coordenadora pedagógica Daniela Fabrícia, além do gerente administrativo da Superintendência do Idoso, Luiz Otávio.