A Prefeitura de Contagem publicou no Diário Oficial de Contagem (DOC) desta quarta-feira (12/5) o Decreto nº 134, instituindo comitê gestor para implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC). O sistema de execução orçamentária promete modernizar a gestão financeira e orçamentária dos órgãos e das secretarias municipais.
Trata-se de uma plataforma on-line, de uso interno, que vai propiciar economia de gastos públicos, de forma sustentável, sem a necessidade do uso de papel. Além de seguir uma tendência mundial de inovação na administração pública, o SIAFIC vai gerar mais eficiência, controle e transparência.
O comitê gestor de acompanhamento e implantação do sistema será presidido pela Secretaria Municipal de Fazenda. A vice-presidência ficará a cargo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.
O grupo contará com representantes das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Administração e de Governo; da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação; da Previcon (Fundo de Previdência dos Servidores); da Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes) e da Câmara Municipal de Contagem. Todo o processo será monitorado e validado pela Controladoria Geral do Município.
Para a prefeita Marília Campos, o novo sistema vai melhorar a qualidade do serviço prestado aos contagenses. “Nosso governo está fazendo um esforço nesses primeiros meses de colocar ordem na casa. Além de rever contratos, retomar obras e organizar as finanças, estamos empenhados em desburocratizar e agilizar as ações e os processos de gestão. O SIAFIC é uma ferramenta que vai proporcionar uma gestão mais eficiente e economia de recursos, e isso sem dúvida vai impactar na qualidade do serviço oferecido ao cidadão”.
Outra vantagem do SIAFIC é que ele vai permitir o controle orçamentário, com informações atualizadas diariamente, com ganho de tempo e confiabilidade nos dados. O sistema também será menos burocrático, já que para utilizá-lo é pedido apenas o CPF do servidor ou o Certificado Digital.
Repórter Bruna Alessandra