Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
14
14 MAI 2021
TRANSCON
Aplicativo SigaBus ajuda usuários em informações sobre horários, itinerários e localização dos ônibus
enviar para um amigo
receba notícias

A Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon, oferece aos usuários do transporte coletivo o aplicativo SigaBus, que repassa por meio do celular informações em tempo real sobre a localização dos coletivos, além dos horários e itinerários dos ônibus.

O sistema de monitoramento é administrado pela pela Transcon e pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas de aplicativos nas plataformas Android e iOS.

Segundo informações da Mobilibus, desenvolvedora do aplicativo SigaBus, desde 2019 quando foi implantado o sistema em Contagem, 49.632 usuários fizeram o download do APP na versão Android e 6.701 na versão IOS.

No mês de março deste ano, os 265 ônibus, das 41 linhas que operam na cidade fizeram 22.937 viagens e transportaram um total de 1.347.456 passageiros.

O gerente de Operação de Transportes da Transcon, Rafael Amaral, explica que para realizar o serviço, a autarquia conta com uma equipe que acompanha, em tempo real, toda a movimentação da frota que serve as linhas na cidade.

“O sistema é seguro e eficiente. O aplicativo foi criado em 2019 e, desde então, passa por constantes melhoramentos para que os usuários do transporte coletivo tenham experiências ao utilizar o APP, obtendo informações confiáveis que possam levá-los de um lugar a outro, com segurança e no menor tempo possível”, disse.

O gerente explicou também que à medida que o usuário utiliza o sistema fica mais familiarizado com a plataforma e as opções oferecidas. Todos os ônibus estão equipados com GPS e são monitorados pela central da Transcon.

“Caso haja algum imprevisto como acidentes, problemas mecânicos ou engarrafamentos, os agentes ficam sabendo, em tempo real, e o aplicativo atualiza o tempo de chegada do ônibus nos pontos de embarques”, explicou.

Como funciona

Ao acessar o aplicativo, o usuário pode escolher o serviço de roteirização ao digitar o endereço de origem e de destino desejado. O sistema traça o caminho mais curto até o ponto de embarque mais próximo, quais linhas poderão levar o usuário ao destino e o tempo estimado para a viagem.

Se o passageiro preferir ativar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) do celular, o aplicativo identifica automaticamente a localização do usuário, dessa forma, basta digitar o destino para obter as informações.

Escolhida a linha, um mapa da cidade de Contagem aparece na tela do celular mostrando o trajeto da viagem, os pontos de embarque e o onde o ônibus está no momento.

O sistema mostra ainda o tempo de caminhada até o ponto de embarque, o tempo de chegada do ônibus e o tempo da viagem. Basta tocar nas opções e aguardar a resposta, o aplicativo é intuitivo e de fácil utilização.

O APP SigaBus

No ícone “Horários”, os usuários têm acesso às informações dos locais de partidas e os horários de saída de todas as 41 linhas que circulam na cidade nos dias úteis, sábados e domingos.

Os usuários também podem usar o ícone “Favoritos”, a pesquisa fica salva no sistema e não será necessário realizar nova pesquisa quando precisar da mesma informação.

No ícone “Entre em Contato” os usuários podem enviar mensagens para a central do sistema pedindo informações adicionais, reclamações ou elogios. Também é possível anexar e enviar imagens em JPG.

No ícone “Notícias e Alertas” a equipe da Transcon passa informações sobre alterações de trajetos, horários ou outras informações capazes de auxiliar os usuários. O ícone “Pontos de Vendas” informa os pontos de compra e recarga do Cartão Ótimo na cidade.

O aplicativo também oferece um ícone muito importante o “Acessibilidade” que permite receber informações em áudio para atender as pessoas com deficiência visual e outros que preferem ouvir ou invés de ler.

Por último, o ícone “Compartilhe” permite aos usuários enviar e sugerir aos amigos e familiares a ferramenta de consulta APP SigaBus e as melhores opções de ir e vir em Contagem, por meio do transporte coletivo público.

“O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas de APPs com versões para Android e iOS. Basta baixar o SigaBus no celular para não perder tempo esperando ou perder o ônibus desejado”, afirmou Rafael Amaral.

O gerente de Operação de Transportes da Transcon explica que Contagem tem uma topografia montanhosa e o sinal de internet pode flutuar, mas explicou que os GPSs instalados nos ônibus usam dois chips de operadoras diferentes por precaução.

“O sistema funciona com margens de segurança justamente para diminuir sombras no sinal de internet, situação que pode acontecer. Mas, tudo é planejado e executado para evitar falhas e dar o máximo de agilidade ao sistema de processamento dos dados disponibilizado à população", finalizou.

Informações sobre o APP e demais serviços oferecidos pela Transcon podem ser obtidos pelo site:

Repórter Robson Moreira  
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia